BRITEIROS: Curso de Verão – Aprenda “Desobediência civil” em três lições <$BlogRSDUrl$>








domingo, junho 26, 2005

Curso de Verão – Aprenda “Desobediência civil” em três lições

Segundo o PortugalDiário, o Bloco de Esquerda vai organizar, este Verão, um “workshop” de desobediência civil. Não conheço o conteúdo do workshop (na notícia está mesmo assim, em inglês, o que prova que até o Bloco de Esquerda não consegue resistir a desvios imperialistas) mas suponho que andará longe das sessões de agit-prop da minha juventude, em que também participavam alguns dos dirigentes mais velhos do Bloco.
Os tempos são outros e as tecnologias diferentes. Imagino que agora se aprenderá coisas do tipo como organizar manifestações por SMS, a maneira mais eficaz de arremessar um telemóvel contra um policia de choque, como utilizar o correio electrónico para agitar as massas populares ou ainda como bloquear o site do Ministério da Educação.
Cá por mim, está bem. É verdade que, nestes últimos anos, a policia não se tem confrontado com manifestações dignas desse nome e o que o país mais precisa é de uma nova geração capaz de praticar a “desobediência civil” de uma forma eficaz e organizada. Nos intervalos da actividade sempre podem utilizar os ensinamentos do curso para resistir, pacificamente, a arrastões de praia ou para evitarem serem assaltados nos comboios de Sintra, temas que o Bloco gosta de abordar de uma forma séria e responsável.
O mais complicado será explicar aos “workshopistas” que a “desobediência civil” vem da revolta contra as injustiças que se sentem directamente na pele e que, quando é organizada, cheira que tresanda a manipulação

:: enviado por U18 Team :: 6/26/2005 12:22:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário