BRITEIROS: Reproduzir a energia que faz brilhar as estrelas <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, junho 29, 2005

Reproduzir a energia que faz brilhar as estrelas

É o objectivo do ITER, uma enorme máquina para copiar o Sol através do aquecimento de um gás de isótopos de hidrogénio até desencadear a fusão nuclear. É esta fusão de dois núcleos de hidrogénio originando um núcleo de hélio que fornece a energia às estrelas. O ITER consiste num anel magnético de ferrite, da forma de um enorme e espesso bolo-rei de cerca de 800 metros cúbicos, no interior do qual potentes campos magnéticos isolam completamente o plasma de deutério e trítio.
Pouco denso, mas aquecido à temperatura de cem milhões de graus, esse plasma deverá provocar uma quantidade suficiente de fusões nucleares para produzir dez vezes mais energia do que a que foi injectada pelo aquecimento. Para além da delicada pilotagem do plasma incandescente, o ITER deverá ainda ser capaz de extrair essa energia depositada nas paredes do Tokamak.
A construção estender-se-á de 2005 a 2015 no centro de pesquisa de Cadarache, no sul de França, e a sua exploração, prevista até 2035, deverá ocupar cerca de mil pessoas.

Leia mais sobre Fusão, energia e ambiente.

:: enviado por JAM :: 6/29/2005 08:17:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário