BRITEIROS: Retratos célebres <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, junho 29, 2005

Retratos célebres

Esta fotografia do célebre pugilista Mohamed Ali inspirada no martírio de São Sebastião, da autoria de Carl Fischer, foi feita como forma de protesto contra a mobilização do campeão do mundo de boxe para combater na Guerra do Vietname, quando estava no apogeu da sua carreira. Desde essa altura, a fotografia de celebridades perdeu muito do seu atractivo, sobretudo a partir da emersão dos paparazzi.
A National Portrait Gallery, de Londres, apresenta de 6 de Julho a 23 de Outubro, uma exposição dedicada às “Pessoas mais fotografadas do mundo”. A BBC2 associa-se à iniciativa e vai passar uma série de documentários alusivos, em dez episódios.
A este propósito, o Guardian analisa a problemática da fotografia de celebridades afirmando que fundamentalmente o que desapareceu foi a relação de confiança entre a estrela e o fotógrafo. Vivemos hoje numa época em que a foto instantânea determina mais a imagem de uma celebridade do que o retrato de pose. O processo de controlo da imagem pelos exércitos de agentes e consultores de relações públicas que cercam cada estrela deu origem a uma indústria da guerrilha especializada na captação e difusão de imagens instantâneas, muitas vezes tiradas à socapa ou a centenas de metros de distância.
No entanto, antes de se perder essa cumplicidade, foi possível obter belas imagens, como a citada foto de Mohamed Ali, ou a de James Dean em pose num caixão, três meses antes do seu acidente mortal, ou ainda as fotos mais contrastadas de Marilyn Monroe e de Greta Garbo.

:: enviado por JAM :: 6/29/2005 11:30:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário