BRITEIROS: Já passou um ano! <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, julho 29, 2005

Já passou um ano!

Por feliz coincidência, acabo de entrar em Portugal, pela nossa mais famosa fronteira terrestre, no preciso momento do primeiro soprar de velas do Briteiros.
Sobre o tema da fronteira terrestre não me queria alongar, por agora, e diria apenas que continuo a lastimar o velho IP5, que em vinte anos de entradas e saídas, tarda em mostrar o que vale, em perfeito contraste com o avanço impressionante das scuts espanholas que ligam a fronteira portuguesa à francesa. Bem se vê que os nossos políticos, quando vão ao estrangeiro, não vão por estrada...
Mas, dizia eu, faz hoje um ano que o Briteiros (que tanto tem contribuído para manter perto do coração este País longe da vista) surgiu na Blogosfera, com um primeiro post, sem título, com apenas duas frases:
Trinta e sete mil hectares de floresta ardida...
Ainda falta muito?


Infelizmente, seria utópico imaginarmos que, um ano depois, a situação não se repetiria ou simplesmente que o flagelo dos fogos florestais iria diminuir. Como no ano passado, os meios de combate continuam a ser insuficientes e as corporações de bombeiros continuam a não ter descanso. Enquanto houver floresta para arder, habituámo-nos a ver os fogos do Verão como uma coisa banal ou como uma mera catástrofe natural impossível de evitar.
O fogo é um excelente aliado dos madeireiros que encontram na floresta chamuscada a sua época de saldos, dos negociantes de produtos ignífugos e de equipamentos de combate aos incêndios cujo negócio continua de vento em popa, das empresas de reflorestação que intensificam a sua actividade depois dos incêndios.
Por isso, se de um ano para o outro, se tivesse feito o necessário ordenamento florestal, a limpeza dos matos ou a abertura de corta-fogos, o país seria certamente menos assolado pelos incêndios, mas provavelmente seria também uma infelicidade para muita gente.
Por isso, assistimos todos os anos aos dementes do costume que não deixam de aparecer para assegurar a inevitabilidade dos fogos florestais.

:: enviado por JAM :: 7/29/2005 12:51:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário