BRITEIROS: A verdade vem sempre ao de cima <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 18, 2005

A verdade vem sempre ao de cima

As eleições no Iraque de 30 de Janeiro deram, na altura, uma imagem triunfante da Administração Bush e, ao mesmo tempo, uma lavagem da invasão do Iraque e um espectro de saída para a crise por ela criada. Nesse dia, mais de oito milhões de iraquianos desafiaram as ameaças dos insurgentes e acorreram às urnas para votar. Muitos deles estiveram horas, pacientemente à espera nas filas, sabendo que arriscavam as suas vidas. Imagens de iraquianos sorridentes, acenando com os dedos pintados, evidências de que tinham votado, foram transmitidas através do mundo inteiro.
Anunciados os resultados, ficou no entanto a impressão de que algo teria corrido mal (para os americanos), pois – ao contrário das eleições afegãs onde o aliado dos americanos Hamid Karzai foi eleito sem surpresa e por larga maioria – no Iraque a lista de Iyad Allaoui, que era então o primeiro-ministro interino, apoiado pelos dirigentes norte-americanos, não obteve mais do que o terceiro lugar com menos de 14% dos votos, enquanto a lista do ayatollah Ali Sistani teve uma larga vitória com 48% dos votos.
O New Yorker narra agora os acontecimentos dos bastidores das eleições iraquianas e a forma como a Administração Bush as tentou influenciar, recorrendo a operações clandestinas para impedir uma vitória esmagadora dos xiitas, próximos do Irão. De acordo com antigos e actuais responsáveis do exército e dos serviços secretos, citados pelo artigo, o governo de Bush decidiu intervir secretamente no processo eleitoral iraquiano. Mas algo falhou.
Resultado, o actual Primeiro Ministro iraquiano, Ibrahim Djaafari, esteve no Sábado passado no Irão, na primeira visita desde há décadas de um dirigente iraquiano aos seus “inimigos mortais” iranianos.
O que é que terá falhado na acção americana? Que medidas estarão previstas para corrigir a falha, que poderá ter comprometido toda a estratégia americana que conduziu à invasão do Iraque? Será por isso que começaram a negociar com os insurgentes, coisa impensável ainda há poucos meses?

:: enviado por JAM :: 7/18/2005 10:40:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário