BRITEIROS: Jogos de computador para tratar as fobias <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, agosto 24, 2005

Jogos de computador para tratar as fobias

Cientistas da Universidade do Quebeque Outaouais (UQO) usam jogos de computador para tratar as fobias. Um exemplo é um engenhoso simulador de voo, destinado a despistar os pacientes que sofrem de aerodromofobia (medo de andar de avião). Sentados num velho assento de avião ligado ao simulador de voo, os pacientes vivem todas as sensações – e todos os sintomas – que sentem numa verdadeira viagem de avião, onde não faltam as nuvens, a trepidação dos motores, nem as turbulências.
Outros jogos permitem tratar a acrofobia (medo da altura), a claustrofobia (medo de espaços fechados) e a aracnofobia (medo de aranhas). No jogo, o paciente não combate nenhum inimigo mas apenas o seu próprio medo.
Nas terapias tradicionais o paciente é exposto gradualmente ao que lhe mete medo, através de representações mentais, imagens ou a experiência de situações reais. A realidade virtual segue o mesmo princípio mas tem a vantagem de permitir um domínio perfeito do ambiente fóbico. Por exemplo, uma pessoa com medo dos aviões não corre o risco de assistir a uma tempestade ou a um poço de ar logo no primeiro voo. Mas pode repetir 35 descolagens se o terapeuta achar necessário!

:: enviado por JAM :: 8/24/2005 10:19:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário