BRITEIROS: Piromanias <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, agosto 15, 2005

Piromanias

Ouvi hoje o Dr. Vitorino, à semelhança do Dr. Louçã, apelar a uma informação menos dramática sobre os fogos. Tínhamos ouvido o Dr. Louçã a pedir que as televisões não mostrassem "incêndios a arder" [sic], e agora o Dr. Vitorino apela a que as populações não sejam assustadas desmesuradamente.

Fica-nos a ideia de que somos um povo marcado pela loucura incendiária, logo agora que os júlios-de-matos estão vazios, com os doentes tratados em ambulatório, logo agora que os alegados incendiários são enviados pelos tribunais para casa.

Talvez até tenham razão em querer uma informação mitigada e eufemística. Como a nossa justiça já mostrou que é incapaz de apanhar verdadeiros criminosos, enchendo as prisões com pilha-galinhas, prescrevendo convenientemente, demorando tanto tempo que os queixosos morrem antes de ver justiça feita, talvex os males que não se vêem não se sintam.

No entanto nunca é demais repetir que com mais de 25000 ignições por ano é difícil aceitar a teoria do "tolinho da aldeia". A falta de educação ambiental? Então há quarenta anos ois portugueses estavam mais educados e sensibilizados para a protecção da natureza? Segundo parece a maior parte dos incêndios não começam perto de estradas e caminhos, pelo que ainda mais remota é a teoria do descuido.

Se se quiser perceber por que arde o país talvez se possa começar por tentar analisar o que mudou nos últimos quarenta anos.

Quem ganha com os fogos?

Como nos ensinavam o Perry Mason e o Sam Spade, para além dos meios e da oportunidade, era encontrar um motivo forte para o acto que lhes permitia encontrar os criminosos. O MOTIVO é a chave.

Já agora não acho nenhuma piada a que os nossos eleitos cheguem à conclusão que somos predominantemente débeis mentais.

Mas afinal quem é que lucra?



:: enviado por RC :: 8/15/2005 10:51:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • Queira Deus e se calhar algum "cacau" ainda vai para o saco azul!!!
    Depois do porco a andar de bicicleta, nada me admira!!!

    De Anonymous Anónimo, em agosto 16, 2005 12:11 da manhã  
  • A mania da riqueza tem algo a ver com isto também...
    O vulgar camponio que morria sem ver o mar, estaria nesta altura a roçar mato para os coelhos, limpando a floresta e deambulando por ela, tomando conta. Os petizes, brincando ou pastoreando, idem vezes n (havia muitos).
    Agora esse mesmo camponio vai acampar para a praia gozando um direito de férias que julga que tem, no carro que um dia estará pago e compra os coelhos no continente. O mato, esse cresce até à parede da casa.
    Quando apanhado por uma reporter acéfala queixa-se que o governo não limpa as matas!

    De Anonymous Anónimo, em agosto 16, 2005 1:11 da manhã  
  • Porque razão não há incêndios no Portugal dos Pequeninos?
    Somente porque Vitorino e Marques Mendes são bons limpa-matas!!!

    De Anonymous Anónimo, em agosto 16, 2005 7:52 da manhã  
Enviar um comentário