sábado, agosto 13, 2005
A retirada como estratégia
O actual primeiro ministro, Ariel Sharon, foi o principal artesão político da colonização quando era ministro da Agricultura e, mais tarde, da Habitação e das Infra-estruturas. A ironia da História faz com que o mesmo Sharon apareça hoje como um opositor dessa política. Mas, a verdadeira razão que levou Sharon a retirar da faixa de Gaza e das quatro colónias isoladas no Norte da Cisjordânia foi, sem dúvida, a pressão internacional. A retirada de Gaza vai permitir a Sharon ganhar tempo, sem fazer demasiadas concessões e sem nada ceder à velha lógica do controlo, uma vez que as fronteiras terrestres e marítimas, bem como o espaço aéreo de Gaza, vão continuar sob a alçada israelita.
Depois da retirada de Gaza e do Norte da Cisjordânia, nada vai mudar na Palestina. A colonização israelita, tal como foi formalizada por Ariel Sharon, vai continuar a traduzir-se pelos recortes territoriais, isolados uns dos outros, e pelo controlo das principais aglomerações palestinianas à beira das colónias, com vista a bloquear a sua expansão. Os três blocos, cuja anexação é agora exigida por Israel, à margem de qualquer negociação, inscrevem-se perfeitamente nesta lógica. A colónia de Ariel separa Naplusa e Ramallah; a de Maale Adumin isola a parte oriental de Jerusalém do seu hinterland palestiniano; Etzion e os seus prolongamentos (Efrat e Tekoa) cortam Belém de Hebron.
A disparidade é pois flagrante entre o novo discurso sobre o Estado palestiniano transmitido por Sharon e a inércia do projecto de colonização, que continua a produzir os seus efeitos devastadores sobre o território. Na Cisjordânia, a começar por Jerusalém-Leste, a colonização vai prosseguir o objectivo de impedir a concretização do Estado palestiniano, que a comunidade internacional tanto reclama.
Assim, ao deixar Gaza, Sharon vai só renunciar a uma ínfima e muito modesta parte do seu grande plano.
:: enviado por JAM :: 8/13/2005 01:18:00 da manhã ::


2 comentário(s):
-
e com isso talvez acabar com a hipótese de um estado judaico, uma vez que só a separação garante aquilo que a demografia condena...De para lá de bagdade, em agosto 13, 2005 7:51 da tarde
-
I really enjoy reading your blog. Another bookmark, I would say.De , em agosto 14, 2005 1:03 da tarde
_______________
lasik surgery related stuff!