BRITEIROS: Poderá o IRA ser um modelo para a ETA? <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, agosto 03, 2005

Poderá o IRA ser um modelo para a ETA?

O anúncio do IRA de abandonar a luta armada sacudiu o cenário político do País Basco e desencadeou uma série de pedidos, por parte dos partidos políticos bascos, para que a ETA siga o exemplo dos republicanos da Irlanda do Norte e deixe definitivamente o terrorismo.
O IRA era, para muitos nacionalistas bascos, o espelho da sua luta. A primeira visita de Gerry Adams ao estrangeiro, logo que foi reconhecido pelo governo de Tony Blair, foi ao País Basco. Por sua vez, muitos militantes da ETA visitaram Belfast e reciprocamente. Por isso, os Bascos analisam agora à lupa a situação na Irlanda do Norte e nela procuram todas as semelhanças mais ou menos razoáveis entre as Histórias dos dois povos.
Mas, ao mesmo tempo, ao olharem para a Irlanda, os Bascos sempre evitaram olhar para si mesmos. A Irlanda foi, durante muito tempo, o espelho deformador da realidade basca e, por isso, o caminho seguido pela Irlanda do Norte só a ela pertence, bem como a sua paz. O caminho dos bascos deverão ser eles a percorrê-lo e, para isso, não existe modelo. Ou, se existir, não é certo que seja o irlandês.

:: enviado por JAM :: 8/03/2005 11:00:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário