BRITEIROS: Ainda o caso da Fatinha <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, setembro 29, 2005

Ainda o caso da Fatinha

Comentário à defesa que Vieira do Mar faz da recente decisão da juíza de Felgueiras sobre o caso Fátima Felgueiras (post do JAM «Tem a palavra a defesa» de 25.09):
Em termos estritamente formais, jurídicos, V. terá toda a razão de que os seus conhecimentos da lei a tornem merecedora – não discuto isso.
Eu serei talvez de uma ignorância jurídica “atroz” e, além disso, “profundamente estúpido” (eu e muitos outros que pensam como eu), mas ninguém me meterá na cabeça, com a ajuda de Códigos ou sem eles, que o regresso de Fátima Felgueiras e a sua apresentação às autoridades afasta o perigo de nova fuga desta senhora. Cesteiro que faz um cesto, faz um cento – e sabemos, aliás, que a dra. Fátima tem artes de adivinhar quando o tempo ameaça borrasca para o seu lado… É preciso ser ingénuo, ou coisa pior, para acreditar nisso.
“Deixem a justiça em paz por um bocadinho e deixem-na fazer o seu trabalhinho” ?... Mas, ó D. Vieira do Mar, em que país é que vive? Nasceu ontem? Acha realmente que o que se passou e está a passar neste caso, se passaria do mesmo modo com o Zé dos Anzóis? Nunca entrou num tribunal? Nunca viu os pobres e os anónimos serem tratados do alto da burra pelos operadores judiciais (como agora se diz)? Ainda não reparou que quem tem dinheiro e/ou influência pode comprar/obter outro tratamento?
Haverá, naturalmente, honrosas excepções (e perante elas me curvo), mas, nesta altura do campeonato, acreditar na justiça portuguesa é quase como acreditar no Pai Natal.

:: enviado por Manolo :: 9/29/2005 01:21:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário