BRITEIROS: Simon Wiesenthal <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, setembro 21, 2005

Simon Wiesenthal

Faleceu ontem Simon Wiesenthal “a memória do Holocausto”.
Do seu livro “Justiça e vingança” (1989):
“Eu quero ser o megafone dos que não sobreviveram ao Holocausto, quero manter a sua memória viva, para ter a certeza de que os mortos continuam vivos na nossa memória.”
“O ódio pode ser alimentado em qualquer lado, o idealismo pode ser transformado de forma perversa em sadismo em qualquer lado. Se o ódio e o sadismo forem combinados com tecnologia moderna, o inferno pode emergir em qualquer lado.”

Dias antes, no dia 11, o Público publicara um artigo de Timothy Garton Ash (que eu não conheço e de quem o Público não dava mais referências), artigo do qual passo a transcrever um pequeno excerto:
“A grande lição a tirar do Katrina é que a civilização em que nós vivemos é protegida por uma camada extremamente fina. Basta um abalo e ela estala, passando cada um a lutar furiosa e instintivamente pela vida como cães selvagens. [...] Isso já aconteceu aqui, no nosso continente, há apenas 60 anos”

:: enviado por Manolo :: 9/21/2005 10:05:00 da tarde :: início ::
4 comentário(s):
  • thimoty garton ash, se não conhece, faça um gloogle.



    vale a pena, é um tipo que não é nada parvo, penso que ensina em oxford. é um liberal, ao nível de ralf darhendorf.

    eu não sou liberal mas respeito e aprecio os liberais que são mesmo liberais (ou seja, aqueles para quem o liberalismo não é sinónimo de capitalismo selvagem)

    é também particularmente versado nos problemas que afectam as sociedades pós-soviéticas da europa de leste.

    De Blogger cãorafeiro, em setembro 22, 2005 5:07 da tarde  
  • devo apenas acrescentar que lhe fica muito bem assumir que não conhece este autor. não é muito comum na blogosfera encontar blogers que saibam assumir os seus conhecimentos e as suas limitações (sem sentido pejorativo, afinal de contas, ninguém nasce ensinado)

    De Blogger cãorafeiro, em setembro 22, 2005 5:09 da tarde  
  • Thimoty GARTON ASH , Director of the European Studies Centre and Gerd Bucerius Senior Research Fellow in Contemporary History of St. Antony’s College Oxford University, Governor of the Westminster Foundation for Democracy.

    De Blogger cãorafeiro, em setembro 22, 2005 7:10 da tarde  
  • Aprender até morrer.
    Obrigado, cãorafeiro.

    De Blogger Manolo, em setembro 25, 2005 10:28 da tarde  
Enviar um comentário