BRITEIROS: O círculo vicioso da seca na Amazónia <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, outubro 14, 2005

O círculo vicioso da seca na Amazónia

Há mais de quarenta anos que não se via na Amazónia uma seca tamanha. A situação é tão grave que, em muitas regiões, foi já decretado o estado de emergência, na esperança que o governo federal possa enviar algumas ajudas. A revista Nature dá conta que cientistas da estação de vigilância da floresta amazónica, instalada em Santarém, chegaram à conclusão que o nível do rio baixou cerca de quinze metros em relação aos níveis habituais.
Os investigadores chamam a atenção para o aquecimento anormal das águas de superfície, no Atlântico. Estas elevações da temperatura originam a formação de ciclones devastadores que sobem em direcção aos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, isso provoca a instalação de zonas de altas pressões nas regiões situadas mais a Sul. E quando as pressões são mais altas, há menos chuva.
Na Amazónia, a estação das chuvas começa normalmente depois de Dezembro. Daqui até lá, as populações locais temem que a falta de água possa restringir a prática da pesca e aumentar os riscos de doenças. A seca poderá ainda atrasar o crescimento das árvores e provocar incêndios mais frequentes que, por sua vez, irão reflectir-se no aquecimento global.

:: enviado por JAM :: 10/14/2005 06:35:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Afinal qual é a origem dos problemas climáticos?

    As temperaturas na superfície do sol têm aumentado constantemente na década passada, os cientistas dizem.

    A temperatura de núcleo do sol é normalmente 27 milhão graus de Fahrenheit. Mas em anos recentes escalou a alarmantes 49 milhão graus, diz o Dr. Piers Van der Meer, líder de uma equipe de cientistas espaciais baseada em Amsterdão e que monitorisa as mudanças no sol. "Nos últimos 11 anos, nós vimos nosso sol atravessar mudanças assustadoras, como aquelas que ocorreram na estrela de Kepler antes que a mesma se transformasse na supernova observada em 1604".

    "Isto, e não a poluição feita pelo homem, nós acreditamos, é a responsável pelo aquecimento global e os efeitos alarmantes que nós vimos ocorrer na Terra, tal como o desgelo dos glaciares na antárctica" afirmou o Dr. Van der Meer.


    Há por aí alguns blogistas que ficariam encantados se isto ficasse claramente provado...

    De Anonymous Anónimo, em outubro 14, 2005 3:53 da tarde  
Enviar um comentário