BRITEIROS: Maus pagadores <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, outubro 11, 2005

Maus pagadores

O senado americano pronunciou-se na semana passada pelo não pagamento da dívida dos Estados Unidos ao Uzbequistão, correspondente ao aluguer da base militar de Karshi-Khanabad, usada por Washington na guerra contra o terrorismo no Afeganistão.
A iniciativa partiu de um grupo de senadores republicanos e democráticos, que alegam que se deve esperar, pelo menos um ano, antes de pagar os 23 milhões de dólares das rendas de Janeiro de 2003 a Março de 2005. As razões apontadas para o não pagamento têm a ver com a falta de ética que significariam as transferências de dinheiro para os cofres do regime autoritário e sangrento de Tashkent (massacre de civis a pretexto da luta antiterrorista) e com o facto de o presidente Karimov ter dado ordens para que os soldados americanos abandonassem a base militar, rompendo a cooperação com os Estados Unidos e substituindo-a por acções de propaganda anti-americana.
O Uzbequistão tem sido mais um exemplo da hipocrisia americana e da falta de coerência da teoria de Bush sobre a democratização das ditaduras. Bush nunca criticou publicamente o cerceamento da liberdade dos cidadãos uzbeques. Aqui sim, não se perdia nada com uma invasão americana para exportar umas boas toneladas de democracia.

:: enviado por JAM :: 10/11/2005 09:30:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário