BRITEIROS: O Roteiro de Washington <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 24, 2005

O Roteiro de Washington

O Presidente dos Estados Unidos recusou comprometer-se com a criação de um Estado Palestiniano, antes do final do seu mandato em 2009. Em visita a Washington, pela primeira vez na qualidade de presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas apelou à aplicação imediata plano de paz para o Médio Oriente, conhecido como “Roteiro” ou “Mapa”.
Este jogo diplomático tornou-se um esgotado déjà vu. Já ninguém acredita. Abbas conseguiu persuadir as organizações terroristas a dar uma trégua de oito meses, mesmo que pontuada por alguns atentados graves mas esporádicos. Por sua vez, Sharon exige a erradicação total do terror, ao mesmo tempo que proclama descaradamente que vai continuar a construir colonatos e a alargar os territórios ocupados. Ambos afirmam que estão dispostos a cumprir o “Roteiro para a Paz”.
Só que, é muito difícil supor que um Bush esgotado pela guerra no Iraque tenha a serenidade de espírito necessária para pressionar Sharon a levar a sério o documento e aceitar negociar. Por isso, neste momento, o caminho de Washington é um Roteiro que não indica nenhuma direcção que possa conduzir à Paz.

:: enviado por JAM :: 10/24/2005 03:09:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário