BRITEIROS: Valores tradicionais vs novos valores <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, novembro 18, 2005

Valores tradicionais vs novos valores

Depois de uma ausência bastante longa, devida a circunstâncias profissionais e pessoais, achei que seria bom partilhar algumas das coisas boas que me aconteceram recentemente.

No dia 29 de Outubro assisti a um concerto de um grande senhor da música portuguesa. Confesso que tenho vários discos dele, mas nunca tinha assistido a um concerto ao vivo. Adorei! Foi um grande espectáculo, com boa música e em que os músicos e os espectadores partilharam tanto as músicas que todos cantavam em coro, como os momentos de improvisação. Foi-me dada raras vezes a ocasião, vivendo no estrangeiro, de viver um destes momentos excepcionais em que temos o sentimento de pertencermos à mesma “família”. O Rui Veloso é um grande músico e não precisa de apresentações. Pessoalmente gostaria mesmo assim de testemunhar da forma como ele conseguiu com muita sinceridade e com a ajuda do excelente grupo que o acompanha, criar um momento de grande comunhão entre os portugueses que assistiam ao concerto. Obrigada Rui.

Num outro registo, fiquei a conhecer uma menina portuguesa de Vila Nova de Gaia que também canta. Chama-se Sofia Ribeiro e tem 26 anos. Ouvi-a cantar num pequeno bar, acompanhada ao contrabaixo por Marc Demuth. Desta vez foi uma viagem mais intimista, mas com bastante variedade e humor e que passou por estilos tão variados como o jazz, o blues, a bossa nova e o fado.
A Sofia tem uma voz linda e que domina perfeitamente e consegue adaptar com facilidade a esta combinação peculiar entre um contrabaixo e uma voz. Parece-me que requer bastante talento e muita cumplicidade. Desejo à Sofia e ao Marc o maior sucesso para o futuro.

Estas duas experiências fazem-me acreditar que tanto nos valores tradicionais como nos novos valores a música portuguesa tem futuro, o que muito me alegra.


:: enviado por Anónimo :: 11/18/2005 02:26:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário