BRITEIROS: Israel prepara-se para atacar ao Irão? <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, dezembro 12, 2005

Israel prepara-se para atacar ao Irão?


(Clique sobre a imagem)

O Sunday Times afirma que Israel se prepara para bombardear o Irão, para o impedir de adquirir a arma nuclear. Citando fontes militares israelitas, o jornal britânico menciona que essa decisão militar foi tomada depois da descoberta de presumíveis sítios nucleares iranianos camuflados em infra-estruturas civis, graças às operações de espionagem levadas a cabo no interior do território iraniano e a partir das actividades de vigilância baseadas no Curdistão iraquiano.
Por seu lado, a imprensa israelita, nomeadamente o Jerusalem Post e o Haaretz, fazem eco dos desmentidos de Tel Aviv em relação a qualquer intenção de atacar o Irão, pelo menos enquanto não forem esgotadas todas as opções diplomáticas.
O Irão tem tido razões para cantar de galo. Os 150.000 soldados americanos estacionados em território iraquiano são por um lado alvos ao alcance dos aliados iranianos no Iraque e por outro lado uma garantia que os Estados Unidos tão cedo não terão capacidade para uma eventual invasão do Irão.
As fugas jornalísticas tenderiam assim a confirmar a existência de planos israelitas, aprovados pelos Estados Unidos, para atingir militarmente as instalações nucleares iranianas antes do final do programa, da mesma forma que foram destruídas em 1981 as instalações nucleares no Iraque. Mas, por outro lado, essas fugas poderão simplesmente destinar-se a exercer pressão sobre o Irão para que abandone o seu programa nuclear.

:: enviado por JAM :: 12/12/2005 10:34:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário