BRITEIROS: 57 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos <$BlogRSDUrl$>








sábado, dezembro 10, 2005

57 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal que introduziu uma concepção ampla de Direitos Humanos, ao considerar todas as pessoas titulares de direitos, independentemente da sua condição social, sexo, credo político ou religioso, raça ou cor da pele. Essa Declaração resultou da experiência totalitária dos campos de concentração, do flagelo da Segunda Guerra Mundial, das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, factos que, pela primeira vez na história da humanidade, levantaram a possibilidade do aniquilamento do planeta.
Mas a população mundial, que hoje comemora o 57° aniversário da Declaração, continua a viver rodeada de violência, tortura, miséria, discriminação e preconceito, o que prova que é ainda longo o caminho a percorrer para garantir o respeito igualitário dos direitos do Homem. De acordo com a ONU, é alarmante que países tradicionalmente líderes na defesa dos direitos humanos e modelos para o mundo estejam agora a violar obrigações fundamentais.
Cada um de nós tem uma responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, na valorização dos direitos fundamentais da pessoa humana, na sensibilidade pelas situações de miséria e no clamor contra as várias formas de injustiça. A principal característica da dignidade da pessoa humana é a aceitação de que cada indivíduo é diferente de outro, o que implica que o homem não pode ser tratado como um animal qualquer.
A dignidade é um valor supremo e a única coisa capaz de a garantir é a justiça.

:: enviado por JAM :: 12/10/2005 05:21:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário