BRITEIROS: O tranquilizante <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 07, 2005

O tranquilizante


© desenho de Petar Pismestrovic

Ficámos ontem a saber, pela voz da senhora Rice, que a Administração americana não tem nenhum motivo para se arrepender das transferências em voos secretos para prisões igualmente secretas, porque “essas práticas também permitiram salvar vidas europeias”.
Não foram poucos os jornais que criticaram essas palavras. Para o Washington Post, o jornal que, há cerca de um mês, revelou a existência das prisões clandestinas, “Foi uma má defesa. A única coisa que pode reparar esse erro é uma mudança de política”. O jornal americano não parece disposto a ceder na sua pressão sobre a Casa Branca nessa matéria.
“Lutar contra o terrorismo não é fácil. Mas há que fazê-lo com moralidade e dentro da legalidade. A senhora Rice deveria ter isso em conta e dizer a verdade. O mesmo deveria fazer o Governo de Londres”, foi o que escreveu o Guardian. Mas, como ninguém os pode obrigar, parece difícil que isso venha um dia a acontecer.

:: enviado por JAM :: 12/07/2005 02:39:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Se quisermos chamar as coisas pelo nome, teremos que admitir que a CIA é uma organização terrorista, amparada por um Estado, também ele de tendência terrorista. Basta dar uma olhadela ao historial dos golpes de estado, crimes políticos, contra-informação e outros mimos que têm cometido e patrocinado desde a sua fundação, para nos darmos conta de que nunca foram nenhuns anjos.
    A memória é curta e talvez já ninguém se lembre da “Operação Fenix”, levada a cabo pela CIA no Vietname, que implicou o assassinato de mais de 40 mil vietnamitas, suspeitos de serem simpatizantes dos vietcongs.
    Será que alguém ainda acredita nas explicações da Administração e se contenta com elas? Será que alguém ainda acredita em explicações que vêm dos mesmos que nos juraram a pés juntos que haviam armas de destruição maciça no Iraque?
    É preciso ser-se muito ingénuo para acreditar que algo mudou nos métodos e nas intenções do governo americano. Os factos falam por si e revelam-nos a verdadeira imagem daqueles que hoje governam a Casa Branca.

    De Anonymous Anónimo, em dezembro 07, 2005 9:24 da tarde  
Enviar um comentário