BRITEIROS: Quando os liberais se apaixonam pelos socialistas <$BlogRSDUrl$>








sábado, janeiro 14, 2006

Quando os liberais se apaixonam pelos socialistas

A história passa-se na Bélgica. A Bélgica não só é o coração da Europa, mas também tem uma História muito parecida com a europeia, naquilo que, nos dizeres da célebre canção de Gainsbourg, se poderia resumir por “je t’aime, moi non plus”.
O líder parlamentar do partido liberal flamengo VLD, Rik Daems, demitiu-se precipitadamente, na terça-feira, depois do jornal francófono Le Soir ter revelado não só que ele mantém uma relação amorosa com uma deputada francófona socialista, a bela Sophie Pécriaux, mas também que ela está grávida dele.
Para compreender a emoção que este caso está a suscitar em todo o reino belga, é preciso que se diga que a Flandres e a Valónia estão em pé de guerra. A rica região flamenga, que é também a mais povoada, vive obcecada com a ideia de se livrar do fardo Valão. Essa guerra civil fria que chaga o país dura há quarenta anos e, de reforma do Estado em reforma do Estado, não resta muito da Bélgica dos velhos tempos, a não ser a dívida pública e o rei. A Flandres está mais que decidida a atingir o seu objectivo e a construir um Estado linguisticamente puro.
Não é por acaso que, para ter direito a um alojamento social na Flandres, é preciso saber falar flamengo.

P.S. Como o link do Le Soir é só para assinantes, leia a notícia aqui.

:: enviado por JAM :: 1/14/2006 11:45:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário