BRITEIROS: A guerra fria começou há 60 anos <$BlogRSDUrl$>








domingo, março 05, 2006

A guerra fria começou há 60 anos

Em Maio de 1945, alguns dias depois da capitulação da Alemanha e um mês após a morte de Franklin Roosevelt, Winston Churchill escreveu ao seu sucessor na Casa Branca, Harry Truman: “uma cortina de ferro caiu sobre a frente russa”. Nessa altura, o seu aviso passou despercebido, no meio da euforia da vitória. Os vencedores do nazismo uniam então esforços para lançarem as bases da ONU, mas depressa as divergências estalaram entre Estaline e os anglo-saxões. A URSS rejeitou a ajuda económica dos Estados Unidos, destinada a controlar a vida política em todos os países em que as suas tropas estavam presentes, até ao coração da Alemanha.
Harry Truman lembrou-se então do aviso de Churchill e, num desejo de rearmar o Ocidente contra a nova ameaça vinda do Leste, convidou o ex-primeiro ministro britânico a pronunciar um discurso no colégio de Westminster, em Fulton. Apesar da doença e dos seus 72 anos, Churchill aceitou o convite e, no dia 5 de Março de 1946, sentenciou de novo: de Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Sejam quais forem as conclusões que tirarmos desse facto, não será com certeza essa a Europa libertada pela qual nós combatemos. E também não será ela a que contem os fermentos de uma paz duradoura”. E convida então “os povos de língua inglesa a se unirem de urgência para afastarem qualquer tentação de ambição ou de aventura”.
O discurso de Churchill foi mal acolhido pelos jornais e pela opinião pública, para quem não fazia sentido denunciar o aliado soviético depois de ser dito tanto bem dele. Mas, o golpe de estado comunista na Checoslováquia, dois anos mais tarde, acabou por dar razão a Churchill e conduzir à criação da NATO. A União Soviétiva ripostou em 1955, pouco depois da morte de Estaline, com a criação do Pacto de Varsóvia.
O equilíbrio do terror conseguiu afastar o risco de guerra nuclear durante 50 anos, mas à custa de inúmeros conflitos locais. O mundo tremeu durante o bloqueio de Berlim, a guerra da Coreia e a repressão de Budapeste. Mas em 1962, o recuo de Nikita Kruchev perante John Fitzgerald Kennedy, na crise dos mísseis, abriu uma primeira brecha na guerra fria.
Nos finais do século XX, o Pacto de Varsóvia foi dissolvido e a URSS, vítima da sua própria implosão, desmembrou-se em vários Estados enjeitados, entre os quais a Rússia. Terminou assim a guerra fria.

:: enviado por JAM :: 3/05/2006 03:05:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
Enviar um comentário