BRITEIROS: Madame ou Mademoiselle <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, maio 11, 2006

Madame ou Mademoiselle

Um destes dias, enquanto «surfava» na net, deparei com uma petição no site de uma associação francesa Les chiennes de garde« » (em português traduzir-se-ia por Cadelas de guarda). Não se pode dizer que seja um nome muito elegante para uma associação, mas seja. O objectivo da tal petição era fazer com que as autoridades francesas abolissem a distinção entre Madame e Mademoiselle (Senhora e menina) nos documentos oficiais. É verdade que é uma mania nos países francófonos quererem saber da nossa vida privada em qualquer sítio onde seja preciso dar o nome (por exemplo, para comprar um bilhete de avião). Quando há cerca de vinte anos me instalei pela primeira vez num país francófono foi uma coisa que muito me surpreendeu. Assim que dava o meu nome para qualquer coisa perguntavam-me sistematicamente se era Madame ou Mademoiselle. Como não gosto que se metam na minha vida, por sistema, respondia Madame. A pergunta que se seguia era qual era o meu apelido de solteira. Ao que respondia, também por sistema, que não tinha apelido de solteira. Em geral, a partir daí, armava-se uma confusão monumental que era agravada pelo facto de normalmente dar o meu apelido completo (que, como o da maior parte dos portugueses, é composto pelos apelidos do pai e da mãe) que sendo composto, para eles só podia ser o apelido de solteira e de casada. Tinha então de passar meia hora a explicar que gostaria que me tratassem por Madame, mas que não era casada, e que os meus dois apelidos eram o do meu pai e o da minha mãe. Claro está que acabava sempre com o “Mademoiselle” inscrito no documento respectivo. Mas o pior aconteceu quando finalmente, para evitar as confusões, me casei. A situação ainda era mais incompreensível porque apesar de casada, tinha que continuar a explicar que os meus apelidos continuavam a ser o do meu pai e o da minha mãe. Para simplificar a situação, as autoridades do país, resolveram inscrever, em tudo quanto era documento oficial, os apelidos do meu marido junto aos meus e foi assim que dei por mim com um carro e uma casa que eram meus, igualmente em nome do meu marido. Do mesmo modo, a minha conta bancária, passou a ficar igualmente em nome do meu marido, etc. Por isso, muito me agrada esta petição. Já é mais que tempo que os franceses se actualizem.

:: enviado por Anónimo :: 5/11/2006 09:23:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário