BRITEIROS: SERIEDADE... PRECISA-SE!!! <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, maio 08, 2006

SERIEDADE... PRECISA-SE!!!

"Fidel Castro é o sétimo líder de um país mais rico do mundo, com uma fortuna de 900 milhões de dólares. O primeiro é o saudita Abdullah Bin Abdulaziz. A lista dos «governantes» milionários da «Forbes» acaba de sair."
............................................................................
"O presidente de Cuba tem uma fortuna calculada em 900 milhões de dólares, o equivalente, ao câmbio actual, a 709 milhões de euros. Segundo a «Forbes», a fortuna de Fidel tem crescido muito nos últimos anos, já que em 2003 estava calculada em «apenas» 110 milhões de dólares, ou 87 milhões de euros."
............................................................................
in Jornal de Negócios Online de 05/05/06.
............................................................................
Consultando a revista Forbes podemos ler esta "pérola de jornalismo de investigação".
"For another controversial dictator, Fidel Castro, we assume he has economic control over a web of state-owned companies, including El Palacio de Convenciones, a convention center near Havana; Cimex, retail conglomerate; and Medicuba, which sells vaccines and other pharmaceuticals produced in Cuba. Former Cuban officials insist Castro, who travels exclusively in a fleet of black Mercedes, has skimmed profits from these outfits for years. To come up with a net worth figure, we use a discounted cash flow method to value these companies and then assume a portion of that profit stream goes to Castro. To be conservative, we don’t try to estimate any past profits he may have pocketed, though we have heard rumors of large stashes in Swiss bank accounts. Castro, for the record disagrees, insisting his personal net worth is zero."
.....................................................................
PS. Pelos "negrito"... basta!!!
.....................................................................
Que a revista Forbes manipula a informação, há muito que não era novidade!!!
Ficamos agora a saber que o Jornal de Negócios lhe segue as pisadas!!!

:: enviado por ja :: 5/08/2006 01:52:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • O problema não é só do Jornal de Negócios. Há dois ou três anos atrás, quando saíu idêntica notícia (recordo que na altura a Forbes "avaliava" a fortuna do Fidel em 10% do PIB, segundo constava nas letras pequeninas no rodapé da notícia), dei-me ao cuidado de sacar as notícias, traduzi-las e mandá-las para o Público, DN e JN. O DN publicou a informação nas "cartas ao Director" e o JN publicou uma nota rectificativa dessa notícias. O que o Público fez, não me lembro, mas que o DN e JN publicaram as rectificações disso lembro-me perfeitamente.

    Ora hoje vi esta mesmíssima notícias da Forbes publicada sem qualquer comentário nestes três jornais. Eu penso que não é só incompetência nem má-vontade mas que cumprem instruções para publicar estas aldrabices! Mas ao mesmo tempo dá-me uma certa vontade de rir, porque descubro que afinal a "fortuna" aumentou consideravelmente nestes últimos anos o que é sinal de que o período difícil que Cuba passou após a desagregação do Leste socialista está felizmente a passar.

    De Anonymous Anónimo, em maio 08, 2006 11:11 da tarde  
Enviar um comentário