BRITEIROS: Mais uma vez (e sempre?) o Médio-Oriente <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, agosto 08, 2006

Mais uma vez (e sempre?) o Médio-Oriente

Os libaneses foram apanhados entre 2 fogos, na guerra entre Israel e a frente Hezbollah-Hamas, ou seja: entre os States e o Irão, por interpostos exércitos. Nesta guerra por procuração é impossível tomar partido a não ser pelos desgraçados sobre os quais caem as bombas israelitas e os rockets hezbollahnianos, independentemente da sua nacionalidade e/ou da religião que professam. É esta uma guerra que, para segurança daquela zona e até para segurança do planeta inteiro, deveria acabar num impasse, num empate técnico, em que as coisas deveriam voltar todas tão depressa quanto possível ao statu quo ante.
Na verdade, se o exército israelita retirar agora ou em breve do Líbano, criada que seja uma zona-tampão no sul deste país, mais ou menos ocupada por uma força internacional independente na medida do possível, Israel terá restabelecido, pelo menos em parte, o seu poder de dissuasão, imprescindível para garantir a segurança do povo israelita. E o Hezbollah, por seu lado, nessas circunstâncias, terá conseguido, pelo menos em parte, o fim do mito da invencibilidade do exército israelita.
Ambas as partes directamente em conflito terão ganho alguma coisa, nem uns nem outros terão perdido completamente a face. Quanto aos EUA e ao Irão, guardarão para uma outra vez, uma outra ocasião que cada um deles achar mais propícia e em que esteja(m) em melhor posição do que agora para avançar e dar mais um(uns) golpe(s) nos seus inimigos.
A continuação desta guerra levaria certamente à destruição do Líbano, ao bombardeamento de Telavive, à intervenção directa da Síria e, quem sabe?, do próprio Irão, à utilização de meios militares não convencionais…
Sim, subiu-se mais um degrau na escalada e dificilmente agora será possível recuar para o degrau anterior, mas, enfim, como diz a sabedoria popular:
Para melhor, está bem, está bem; para pior já basta assim.

:: enviado por Manolo :: 8/08/2006 09:58:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário