BRITEIROS: O Líbano continua a arder <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, agosto 03, 2006

O Líbano continua a arder

Após três semanas de intensos bombardeamentos israelitas, o balanço é de mais de 900 mortos e cerca de 3000 feridos. Perto de um milhão de pessoas deixaram as suas casas e são agora refugiados. O povo libanês foi encurralado no seu próprio solo, numa clara violação de todas as convenções internacionais.
Paralelamente, a destruição de todas as infra-estruturas (estradas, pontes, centrais eléctricas, portos e aeroportos) e das instituições da República libanesa (exército, protecção civil, Cruz Vermelha) dá visíveis indícios de uma enorme crise económica e social.
Face à situação humanitária catastrófica, cineastas, intelectuais e artistas libaneses lançaram um apelo à comunidade internacional para que faça pressão sobre os respectivos representantes políticos e exija o respeito das resoluções das Nações Unidas e sobretudo o respeito dos direitos humanos.
Este grito de socorro pela defesa da República e da nação libanesa está acessível através do site do Festival do Filme Libanês: Um festival de cinema que deveria ter lugar de 18 a 22 de Agosto, mas que tão tristemente cedeu o seu lugar a mais um episódio real, terrivelmente devastador, num Médio Oriente que, de tão imprevisível, instável e incompreensível, não precisava de mais esta mortandade.

:: enviado por JAM :: 8/03/2006 03:28:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário