BRITEIROS: Boinas azuis pelo Darfur <$BlogRSDUrl$>








domingo, setembro 17, 2006

Boinas azuis pelo Darfur

Na Europa, pergunta-se muitas vezes: porque é que os americanos se interessam tanto pelo Darfur? Chega a dar para desconfiar. Os americanos não costumam dar nenhum ponto sem nó... Mas, a pergunta que todos nós deveríamos fazer é outra: porque é que os europeus se interessam tão pouco pelo Darfur?
Nos States, o Darfur aparece todos os dias nos jornais e nas televisões. As associações estudantis interessam-se pelo Darfur. George Clooney interessa-se pelo Darfur. Elie Wiesel interessa-se pelo Darfur. O Museu do Holocausto lança uma Genocide Emergency ― Darfur. Universidades e outras instituições desinvestem nas empresas que tenham negócios ou que estejam ligadas ao governo do Sudão...
O Darfur é um lugar de sofrimento em grande escala. É um matadouro. É um desses pontos de absoluta negrura em que preferimos nem sequer pensar. É também um lugar de rivalidade sino-americana. É a morte do direito de ingerência.
Uma manifestação internacional está marcada para este Domingo ― o Global Day for Darfur. Os participantes são aconselhados a levar uma boina azul. Sinal da urgente necessidade de enviar Capacetes Azuis para o Darfur. Por enquanto, o Sudão não está de acordo mas, se estivesse, não é certo que a ONU enviaria para lá os seus soldados. É que o nosso planeta tem vindo a consumir demasiadas boinas azuis.

:: enviado por JAM :: 9/17/2006 12:13:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário