BRITEIROS: 11-S cinco anos depois <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, setembro 11, 2006

11-S cinco anos depois

Já passaram cinco anos!... O mais destruidor ataque terrorista alguma vez realizado sobre o solo americano afectou profundamente o mundo inteiro. Pelo vasto número de vítimas (perto de 3.000), pelo carácter espectacular e pelo impacto mediático, os atentados do 11 de Setembro de 2001 marcaram longamente os espíritos. A guerra contra o terrorismo foi elevada ao grau de prioridade máxima, não só nos Estados Unidos, mas também nos negócios estrangeiros. O mundo uniu-se contra a Al-Qaeda, a rede terrorista dirigida pelo temível Osama Bin Laden...
Ao mesmo tempo, proliferaram as mais variadas teorias conspiracionistas acerca do 11-S. A longa página que lhes é consagrada na Wikipedia é reveladora da sua variedade e da imaginação dos seus autores. Muitos deles são ilustres cientistas e professores, como testemunha esta notícia divulgada pela Associated Press. Face a este fenómeno, duas atitudes são possíveis: ignorá-lo ou tentar responder-lhe. É porém muito difícil argumentar sobre o assunto, seja porque estamos perante o irracional, seja porque o excesso de racionalidade acaba por pôr tudo em questão.
Uma coisa é certa, o 11-S mudou o curso da História do Médio-Oriente, ocasionando o naufrágio do Afeganistão, do Iraque, dos Territórios Palestinianos e agora do Líbano, e ainda o despertar do programa nuclear iraniano e a desonra do império americano, que se tornou impotente e desacreditado.
Um dos muitos jornalistas de investigação que contribuíram para a enorme lista de testemunhos perturbantes sobre o 11-S foi Éric Laurent, escritor e jornalista da Radio-France e do Figaro, autor do livro La face cachée du 11 septembre. Convido-vos a assistir à visita que Éric Laurent fez, em Outubro de 2004, ao programa de Tierry Ardisson, Tout le monde en parle:


:: enviado por JAM :: 9/11/2006 07:15:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • É necessário ter cuidado com a imediata ridicularização das teorias "de conspiração" acerca dos atentados. Vale a pena ouvir muita gente de grande valia científica e tecológica falar acerca das possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos de 11 set. Vale a pena até recordar que está provado científicamente por alguns dos melhores engenheiros de estruturas do mundo, que as torres cairam numa explosão controlada.

    A recusa imediata de qualquer versão alternativa ao main-stream mediatizado em que é tão fácil acreditar (tal a forma como somos bombardeados com informação repetitiva e recorrente) poderá ser exactamente aquilo que é pretendido pela indústria doutrinário dos EUA.

    Pôr o rótulo "teorias de conspiração" em hipóteses devidamente fundamentadas pelo método científico e colocadas por gente de craveira da engenharia poderá ser irresponsabilidade e inocência.

    De Blogger JD, em setembro 11, 2006 4:26 da tarde  
Enviar um comentário