BRITEIROS: Assim é... Cuba!!! <$BlogRSDUrl$>








sábado, setembro 09, 2006

Assim é... Cuba!!!


Regressou da Indonésia brigada médica cubana
A brigada médica cubana que ofereceu ajuda solidária durante três meses na Indonésia depois do terremoto que assolou essa nação asiática, regressou à Pátria. Foi recebida pelo ministro da Saúde Pública, José Ramón Balaguer. Membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, Balaguer e outros dirigentes do Partido e do Estado, deram as boas-vindas no aeroporto internacional José Martí aos 135 profissionais de saúde, integrantes do Contingente Internacional de Médicos Especialistas em Situações de Catástrofes e de Graves Epidemias Henry Reeve.
"Apreço e carinho são os sentimentos que vocês são capazes de gerar; vocês são um arco de triunfo, um exército de homens e mulheres éticos, de profunda moral, que resgatam e salvam vidas, disse o titular da Saúde e se questionou como seria o mundo se todos os seres humanos fossem e actuassem como eles.
Balaguer exaltou o exemplo deste ‘exército de batas brancas’, destacando que o trabalho que desenvolvem constitui um alento de vida e de recuperação do presidente Fidel Castro, criador do Contingente Henry Reeve, formado em agosto de 2005, cuja primeira missão foi no Paquistão.
Transmitiu o orgulho do governo do país diante da opinião das autoridades dessa nação asiática sobre a louvável tarefa humanitária e altruísta realizada por esse contingente de médicos – clínicos gerais, ortopedistas, cirurgiões, especialistas em cuidados intensivos, anestesistas, radiologistas, pediatras, obstetras – e mais o pessoal de enfermagem, técnicos, etc.
O doutor Luis Oliveros – chefe da brigada que trabalhou em dois hospitais integrais de campanha doados por Cuba – explicou que nos três meses deram consulta a 103 mil pacientes, realizaram 773 grandes cirurgias, 2 436 pequenas cirurgias, fizeram 34 partos com zero mortalidade infantil e vacinaram mais de 10 mil pessoas contra o tétano.
Dos 135 integrantes da brigada, 96 cumpriram missão no Paquistão, informou Oliveros, que manifestou em nome do grupo o desejo da pronta recuperação de Fidel e a disposição de partir para qualquer país onde for necessário. ( jornal Granma de 7 de Setembro de 2006)
..........................................................................................................
Num tempo e num mundo em que valores, como a Solidariedade, se encontram pelas ruas da amargura, sabe bem saber( mais uma vez!!!) que aquela pequena/grande Ilha continua a ser o ... Farol do Homem Novo!!!
Nós por cá ... à deriva continuamos!!!

:: enviado por ja :: 9/09/2006 09:52:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário