BRITEIROS: Contra as cruzadas <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 19, 2006

Contra as cruzadas

Ao mesmo tempo que, entre nós, se assistia ao desenrolar da polémica encetada com a deslumbrante visita do Tugir à Quinta da Atalaia e que deu origem a uma onda de indignação pela presença dos “terroristas” das FARC na festa do Avante, estrondeava na Colômbia o escândalo das revelações feitas pelo diário El Tiempo, sobre a série de ataques com carros bomba ― um dos quais provocou a morte de um civil e feriu 19 soldados ― organizados, este Verão, pelos serviços secretos militares colombianos.
Esses atentados foram na altura atribuídos a uma campanha de terror das FARC, em vésperas da investidura do presidente Álvaro Uribe, que tomou posse em 7 de Agosto. Mas a investigação do diário colombiano pôs a nu as escutas telefónicas que demonstraram que afinal eram oficiais do exército colombiano que faziam expedir os carregamentos de explosivos para Bogotá, que o próprio exército interceptava facilmente, para depois os apresentar diante das câmaras como tentativas de atentados desmanteladas. Uma encenação cheia de intrigas, espionagem e, segundo as más línguas, com um toque sexual à mistura, protagonizado pela “Mata-Hari” Jessica. A única explosão mortal ter-se-á devido a um erro de coordenação.
Apanhado pelas revelações, o presidente Uribe limitou-se a reunir ministros, juízes e generais e a falar ao país para defender o exército e clamar contra uma fuga “ilegal” que estaria na origem das notícias do jornal.
Já em Abril de 2002, Uribe, então candidato presidencial, tinha saído reforçado de um atentado, em que morreu um pedinte, na passagem do seu carro blindado. O golpe, soube-se três anos mais tarde, foi igualmente montado pelos serviços secretos.
A própria ONU denunciou vários escândalos que relacionam os militares colombianos com assassínios mafiosos. Num deles, em plena campanha eleitoral de 2006, o exército assassinou camponeses desarmados para os apresentar como guerrilheiros mortos em combate...
Mas que importa: segundo as sondagens, o exército continua a ser uma das instituições em quem os colombianos mais confiam. E o Tugir?

:: enviado por JAM :: 9/19/2006 10:44:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Como é evidente não mugiu!!!
    Mas não só ele,como também o Canhoto do "pio" socialista Pedroso e toda a camarilha beija-cus "bushiana"!!!

    De Anonymous Anónimo, em setembro 20, 2006 9:15 da tarde  
Enviar um comentário