BRITEIROS: Modelos de saúde <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, setembro 18, 2006

Modelos de saúde

A iniciativa da Pasarela Cibeles, fixada pelos novos parâmetros da Comunidad de Madrid, está a ter repercussão mundial e, com o tempo, vai acabar por se impor como norma nos desfiles de moda. A prová-lo está o facto de os organizadores da Semana da Moda de Londres, que também começou hoje, terem sido alvo de fortes críticas por não terem seguido o exemplo do certame madrileno.
É, de facto, a primeira vez que este mundo se sente directamente implicado num tema tão dramático como é o da generalização do cânone da magreza igual a beleza que, levado ao limite, ocasiona a anorexia. Por detrás da decisão de Madrid está a capacidade de todo um sistema de valores da sociedade para inculcar nas mulheres que não devem servir só para agradar visualmente aos outros e que não devem ficar à mercê de modas que condicionam tão decisivamente os seus gostos e a sua maneira de vestir.
Muitas coisas estão em jogo na decisão de Madrid. Que o digam os que sofrem de anorexia ou de bulimia e os milhares de famílias que carregam o fardo de conviverem com adolescentes que perpetuamente se vêem gordas e que temem o pior.
Seria interessante fazer uma profunda reflexão sobre o assunto e sobre o facto de ter sido preciso chegar ao ponto de proibir, mas um dado é já adquirido: a insustentabilidade do modelo da mulher ideal que nos tenta impingir o mundo da moda e da publicidade.


:: enviado por JAM :: 9/18/2006 11:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário