BRITEIROS: Quando um circuito integrado se cruza com um génio do marketing <$BlogRSDUrl$>








domingo, outubro 22, 2006

Quando um circuito integrado se cruza com um génio do marketing

Comprei um livro na Amazon UK. Dá pelo título de “Mao: The Unknown Story” e, como já devem ter adivinhado, é uma biografia não oficial de Mao TseTung.
Não sou um grande fan de biografias mas no caso de Mao tenho alguma curiosidade em tentar perceber como é que uma pessoa que é a própria negação da ideologia que professa, consegue chegar ao poder no país mais populoso do mundo e aí manter-se dezenas de anos levando milhões de pessoas (eu incluído, apesar de brevemente) a acreditar nas suas palavras e a segui-lo cegamente.
Mas não é nem o livro nem Mao que me trazem aqui. Uns dias após a compra, recebi um E-Mail da Amazon com a recomendação de comprar a biografia de Dean Acheson (!?). Não entendi muito bem a relação e julgo que, à parte terem livros biográficos, pouco terão em comum. Também nada me move contra o senhor que acho respeitável e importante no pós-guerra. Acontece apenas que a vida de Dean Acheson está para aí no 373° lugar da minha lista de preferências biográficas e, calculo, no 7392° lugar dos livros que ainda quero ler.
Mais, como ao mesmo tempo comprei um disco de Frank Zappa e um livro de Philip K. Dick (isto é só para mostrar quão vasta é a minha cultura), a Amazon recomenda-me agora a compra de quase todos os discos de Zappa (que já tenho) e os livros de K. Dick (que também já possuo).
Ou seja, o cruzamento de um circuito integrado com um génio do marketing resultou em recomendações inúteis, num chorrilho de E-Mails e 846 (!) sugestões na página dita pessoal da Amazon. O que é irritante.
Já passou uma eternidade desde o tempo em que comprava os meus livros numa pequena livraria em Benfica. Conhecia o dono, conversávamos, bebíamos uma cerveja, em suma, sabiam quem eu era. Era com naturalidade que me recomendavam livros. Raramente me decepcionaram.
Hoje, na era do mercado global, as empresas sonham em vender em massa e conhecer cada cliente individualmente. O resultado está à vista.
Gostava de encomendar o “Sexus” do Henry Miller mas tenho medo do que me vão recomendar...

:: enviado por U18 Team :: 10/22/2006 03:49:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário