BRITEIROS: O que é mais assustador: as tempestades ou a ecologia? <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, outubro 20, 2006

O que é mais assustador: as tempestades ou a ecologia?

O ex-quase-presidente dos EUA, Al Gore, reapareceu para nos apresentar, em formato de filme, o fim do mundo daqui a 10 anos. Isto, claro, caso não arrepiar-mos caminho e não renunciar-mos a esta vida de pecado contra o Ambiente.
O filme chama-se “Uma Verdade Inconveniente” e está em exibição num cinema perto de si.
O último livro de Crichton, “State of Fear”, embora naquela linguagem comprem-me-os-direitos-para-fazer-um-filme, aborda dois temas interessantes: o eco-terrorismo e o financiamento deste tipo de pesquisa cientifica.
Que se saiba, ainda não chegámos ao eco-terrorismo mas, atendendo à forma cada vez mais fundamentalista como o assunto é tratado, será que num futuro próximo haverá alguém capaz de matar para provar as suas teorias sobre o Ambiente?
O financiamento científico é um pouco mais complexo mas, simplificando, se eu for pago para corroborar a teoria do aquecimento global, o que é que faço se tiver dados contraditórios? Digo que não tenho a certeza mesmo que isso signifique o fim dos subsídios?
O Ambiente é um assunto demasiado sério para ser tratado num contexto de terrorismo intelectual ou de objectivos pessoais. Na nossa presunção de que sabemos tudo sobre tudo, achamos que já sabemos tudo sobre o Clima. Não sabemos. Enquanto nos entretemos com aquecimentos globais e camadas de ozono, o ar das cidades vai ficando cada vez mais irrespirável, os rios e os lagos cada vez mais mortos e continuamos a depender quase exclusivamente de combustíveis fósseis. Só que não se trata de um problema de Aquecimento Global ou de catástrofes naturais. É um problema de saúde pública e de modelo industrial.
Não sei se Al Gore é mais competente a prever o futuro do que a ganhar eleições. De qualquer maneira, a acreditar nele, estamos feitos: ou morremos de fome a viver em cavernas ou morremos de catástrofe natural.
Não sei o que é mais assustador, se as tempestades se certo tipo de ecologia.

:: enviado por U18 Team :: 10/20/2006 08:47:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Acredito ser responsabilidade de todos o conhecimento sobre a situaçao real do nosso planeta e devemos todos estarmos cientes q a terra responde, cobra e se posiciona contra a agressao, uma simples mensagem de reaçao sobre o q está sofrendo e doa a quem doer ela vai tentar para q tudo q estiver irregular volte a sua boa posiçao..pra sarar..entao é tao simples..como um dominó.. a consciencia tambem..vem de um e vai para para todos um apos o outro

    De Anonymous Anónimo, em novembro 26, 2006 4:27 da manhã  
Enviar um comentário