BRITEIROS: Brilhante <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, outubro 18, 2006

Brilhante

Porque pode ter escapado a alguém, aqui partilho uma notícia que ilustra bem o tipo de lógica e de "inteligência" que faz o seu caminho nesta nossa triste terra.


O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação declarou que «a culpa» do aumento de 15,7% da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.
Em declarações à rádio TSF, António Castro Guerra considera que em última análise a culpa deste aumento - que reconheceu ser grande - é dos consumidores.
Até este ano a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação e isso criou um défice tarifário que, na opinião de Castro Guerra, «só pode ser imputado aos consumidores».
«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», disse o secretário de Estado à TSF, considerando que este «foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice».
«Este défice tem de ser pago por quem o gerou», disse Castro Guerra à TSF.
De acordo com o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, este défice vai ser recuperado num prazo de três a cinco anos.
Apesar de considerar que o aumento é elevado, Castro Guerra disse que «os custos são os custos e nós não podemos fugir aos custos».
Questionado sobre o facto de o aumento para as empresas ser menor, o responsável refere que «isso tem um fundamento».
«As empresas estão a competir no mercado e nós não podemos por razões de energia reduzir a competitividade das empresas e mesmo assim já é um aumento substancial», explicou.
António Castro Guerra lembrou que os aumentos são da exclusiva competência da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) mas admitiu que «no futuro o Governo pode criar mecanismos que evitem aumentos tão elevados».
Por outro lado, o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse ao Diário de Notícias que «o Governo está a analisar a situação».
Diário Digital / Lusa (18-10-2006 9:14:01)

E nós, claro, aturamos isto?
É nestas que o bom do Vital Moreira perde o pio...

:: enviado por RC :: 10/18/2006 11:03:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Isto ainda não vai sequer a meio do caminho!!!
    E será bom apertarmos o cinto ...antes que nos tirem as calças!!!

    De Anonymous Anónimo, em outubro 18, 2006 11:29 da manhã  
  • ... e eu que até já estava de acordo com as vantagens da privatização das empresas públicas, desde que o meu amigo Quim (que até sabe uma coisas de economia) me convenceu que, se houvesse livre concorrência, os preços iriam baixar.

    De Anonymous Anónimo, em outubro 18, 2006 6:04 da tarde  
Enviar um comentário