BRITEIROS: Dino Buzzati [1906-1972] <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 16, 2006

Dino Buzzati [1906-1972]

Comemorou-se hoje o centenário do nascimento de Dino Buzzati, um dos escritores mais importantes do século XX. Entre as suas obras mais famosas contam-se O deserto dos tártaros, O Barnabé das montanhas, O grande retrato, Um amor, ...
Buzzati nunca gozou de um grande fervor popular, mas a sua presença foi uma constante ao longo dos anos, um prazer que sempre ganhou novo ânimo a cada vez que uma nova vaga de leitores se inteirava da sua existência. O simples facto do centenário do seu nascimento constitui um bom pretexto para que aqueles que ainda não conhecem Buzzati descubram ― se gostam de literatura e não de literatura de cordel ― um escritor maravilhoso.
Dino Buzzati deve sobretudo a sua consagração ao Deserto dos tártaros, a emocionante epopeia de um soldado, Giovanni Drogo, que, fascinado pela miragem da glória militar, passa a vida num forte fronteiriço, à espera de uma guerra improvável. É a história de uma promessa muito antiga, que, a pouco e pouco, se transforma numa lenda: a da invasão esperada, contra toda a razão, contra toda a esperança, por uma guarnição petrificada. Serão loucos? Alucinados? O que quer que sejam, a sua invasão, o seu “acontecimento”, cada um deles sabe, não passa de um pretexto. Um alibi para esperar.


:: enviado por JAM :: 10/16/2006 11:58:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário