BRITEIROS: O Equador em erupção <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 19, 2006

O Equador em erupção

Enquanto o vulcão Tungurahua continua a fumegar, os equatorianos foram às urnas, no Domingo passado, sem grande entusiasmo. Era preciso ir, porque o voto é obrigatório, mas foram, algo constrangidos, já que o Equador tem sido, nos últimos anos, o campeão mundial da instabilidade. Três presidentes foram demitidos e já se perdeu a conta ao número das vezes em que a Constituição foi alterada e das manifestações populares.
Os dois candidatos que passaram à segunda volta não são políticos vindos dos partidos tradicionais que, no Equador, estão completamente deslegitimados. O candidato conservador, Álvaro Noboa, é um multimilionário, que fez fortuna no negócio das bananas. Fez uma campanha de tal modo populista, que chegou ao desplante de distribuir computadores, medicamentos e roupas aos que vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja 60% da população.
O outro candidato da segunda volta, Rafael Correa, assume-se como um “esquerdista cristão”, candidato anti-sistema e partidário da revolução bolivariana. Tagarela crónico, Correa prometeu uma moratória sobre o pagamento da dívida externa e a ruptura com os Estados Unidos e com o TLC. Ah! E prometeu também a criação de uma nova Assembleia Constituinte.
O clima da campanha para a segunda volta é de suspeição máxima, que começou já com uma “avaria” no sistema de contagem dos votos, quando só estavam apurados 70%. Paira a dúvida sobre qual dos dois candidatos ficará realmente em primeiro e em segundo lugar (!...) mas, pelo menos, parece não haver dúvidas de que foram eles os dois os mais votados.
A segunda volta terá lugar em 26 de Novembro. Até lá, vai valer tudo, nesse país latino-americano belíssimo... e tão maltratado.

:: enviado por JAM :: 10/19/2006 02:26:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário