BRITEIROS: Como diria Lenine: Que Fazer? <$BlogRSDUrl$>








domingo, novembro 12, 2006

Como diria Lenine: Que Fazer?

Esta é uma daquelas histórias que faz com que o Mundo seja um lugar interessante e que nem os melhores guionistas de Hollywood seriam capazes de imaginar. Ainda para mais, abre enormes possibilidades de debate sobre a natureza humana, os ideais comunistas e o que cada um de nós faria numa situação semelhante.

A Sra. Anita Halpin, presidente de um Partido Comunista Britânico de linha dura, com a sede quase em ruínas e que sobrevive com enormes dificuldades financeiras, acaba de receber cerca de 30 milhões de euros pela venda de um quadro que recuperou depois de ter sido roubado à sua família pelos nazis.
A pergunta salta à vista: como diria Lenine, que fazer? Aplicar a doutrina de Marx “de cada um segundo as suas possibilidades, a cada um segundo as suas necessidades” ou usufruir da fortuna num resto de vida tranquilo e sem sobressaltos financeiros?
O dilema não deve ser fácil de resolver e não consta que o livrinho de Lenine a ajude a responder. Supondo que distribuir o dinheiro pela classe operária estará fora de questão, deverá a Sra. Halpin ser fiel aos seus princípios e entregar o dinheiro ao Partido arriscando-se a que uma facção qualquer lhe usurpe o lugar e delapide o dinheiro ou deverá guardar o dinheiro para si e passar à história do movimento comunista como mais uma renegada?
Até agora, quer a Sra. Halpin quer o Partido Comunista Britânico têm mantido um silêncio prudente sobre o destino do dinheiro. Aguarda-se o próximo episódio.
Também não consta que o assunto tenha sido discutido no Encontro Internacional de Partidos Comunistas.

:: enviado por U18 Team :: 11/12/2006 09:25:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário