BRITEIROS: Pinochet já chegou ao paraíso <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 13, 2006

Pinochet já chegou ao paraíso


© desenho de Garnotte

Não é demais lembrar que, além de ter esmagado as aspirações de emancipação social do povo chileno, sob a capa de um anticomunismo primário, a ditadura do general Pinochet serviu também de balão de ensaio para as teorias neoliberais radicais de Milton Friedman.
Com efeito, entre 1974 e 1982, o Chile serviu de campo de experiências, em condições extremamente duras, para as receitas económicas que depois viriam a ser impostas pelo mundo inteiro: privatizações, liberalizações, desregulações, políticas monetárias, acompanhadas de desigualdades galopantes e de reestruturações económicas violentas.
A ditadura de Pinochet não teve outra igual na América Latina: conseguiu combinar harmoniosamente o liberalismo económico selvagem com a repressão política sanguinária. Uma ditadura que, com o mesmo ímpeto com que louvava a liberdade de um lado, a espezinhava do outro.
Prenúncio desta nova era, em que a prática do mercado livre, com as suas tão enaltecidas taxas de crescimento, não se priva de nenhum meio para atingir os seus fins. Como se finalmente tudo não passasse de inevitáveis “efeitos colaterais”.

:: enviado por JAM :: 12/13/2006 09:13:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário