BRITEIROS: Há quem goste <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Há quem goste

Reportagem na televisão francesa a propósito da recente lei que proíbe fumar em todos os locais públicos cobertos ou fechados: uma equipa de reportagem segue dois dos 175000 agentes encarregados de fazer cumprir a lei.
Primeira cena: na antiga sala para fumadores de um hospital público, uma senhora - com ar de uma garota que pensa ter feito alguma asneira mas que não sabe exactamente o quê - é interrogada pelos dois agentes. Que não, hoje ninguém fumou aqui. “E ontem?” (quando a lei ainda não estava em vigor) - pergunta um agente. “Ontem, sim.” - responde a senhora com ar de quem descobriu finalmente a marosca de que é suspeita. “Isso não é nada bom” – responde o agente. “A ver se a partir de agora se assegura que ninguém fuma nesta sala”. Prosseguem na visita ao edifício e entram num elevador. Horror. Os agentes encontram um cinzeiro encastrado no interior do elevador (onde já era proibido fumar há muito tempo). O agente dispara: “O que é que isto está a fazer aqui!?”. A senhora mete os pés pelas mãos, explica que não sei quê dificuldades em retirá-lo. “Tem 24 horas para o fazer!” – conclui o agente.
Segunda cena: Um café parisiense anónimo. Dois ou três clientes à porta praticando o vício. A habitual dicazinha para os idiotas: “Não sabe que isso mata!?”, “Agora é que devia aproveitar para deixar de fumar.”, seguida do responso “e não podem estar aqui no passeio a impedir que as pessoas passem!”. No interior, nenhum fumador à vista. Porém, em cima de uma mesa, um cinzeiro! O objecto é imediatamente confiscado e, simbolicamente, atirado ao lixo.
A reportagem acaba aqui. Mensagem: os que habitam em França e os que a visitam ficam a saber que podem ser assaltados no metro, podem queimar-vos o carro, podem ser agredidos que a policia não fará nada. Não tem meios. Mas se tiverem o atrevimento de acender um cigarro num local proibido, saibam que há 175000 agentes da autoridade intransigentes na aplicação da lei até às suas últimas consequências.
Há sempre quem goste de fazer este tipo de coisas.

:: enviado por U18 Team :: 2/02/2007 06:16:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário