BRITEIROS: Ditador ou salvador? <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, março 27, 2007

Ditador ou salvador?

Não é por nada, mas eu cá sempre disse que o gajo está mal enterrado!...
Como a democracia não soube (ou, pior!, não quis) arrumar no lugar devido o nosso passado recente, corre-se o risco de que os zombies oriundos desse passado arrumem a democracia.
Aconteceu, na RTP, no domingo passado, a ”morte simbólica do 25 de Abril”, como disse Eduardo Lourenço ao Público? Com todo o respeito que E. L. me merece, não me parece que um “concurso” mentecapto como aquele possa aspirar a tanto. Levou, isso sim, à mobilização de simpatizantes da extrema-direita (que os há!) e de idiotas-úteis para votarem em Salazar e de simpatizantes do PCP para votarem em Cunhal. Pelos vistos, aqueles mobilizaram-se mais do que estes. Sinais dos tempos...
Mas, perguntaremos, porque é que há gente disposta a afirmar que Salazar foi um grande português? Por várias razões, como se compreenderá:
— porque Salazar não se apoiava no vazio, com toda a certeza;
— porque as actuais gerações com idade inferior a 35 anos não viveram naquela época e nenhum dos governantes da democracia que veio depois se preocupou em lhes explicar como foi, tanto mais que, não sei se por terem (pelo menos, alguns deles) o rabo preso, a grande preocupação deles foi não deixar “cair o poder na rua” e, tão rapida e subrepticiamente como lhes foi possível, libertar e pôr a salvo os mentores, os executores e os carrascos do regime que os precedeu;
— porque o actual regime, embora não meta na cadeia e torture quem se lhe opõe ou simplesmente o critica, também deixa muito a desejar.
Com base neste último argumento, há por aí umas cabecinhas pensadoras que dizem que, afinal, os telefonemas/votos em Salazar foram apenas uma forma de protesto, uma reacção até saudável à actual bandalheira... Mas não, não têm razão: porque, actualmente, as pessoas têm à sua disposição toda uma variedade de meios e formas de protestar, têm a possibilidade de se organizar para reagir ao que consideram errado ou afrontoso da sua dignidade, e, finalmente mas não menos importante, têm, no mínimo, a possibilidade de, sozinhos e livres nas câmaras de voto, periodicamente, não pôr a cruzinha nos bandalhos que, se levarmos a sério os desabafos das pessoas no café, os têm estado a roubar e/ou a ofender e pôr a cruzinha noutros (porque há outros!... pode até ser que sejam iguais ou parecidos, mas disso só teremos a prova provada quando os escolhermos).

:: enviado por Manolo :: 3/27/2007 09:42:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • Maneira habilidosa mas incorrecta que A.F. encontra para justificar a vitória de Salazar naquela palhaçada a que chamaram concurso do mais não sei quê, pois sabe muito bem que Salazar não venceu por aquilo que diz.
    Por que será que em Espanha, por exemplo, Franco está esquecido e em Portugal Salazar não? A resposta a esta questão é muito fácil: porque em Espanha os governantes que sucederam a Franco foram melhores do que ele proporcionando melhorias substanciais para o povo espanhol, ao contrário de Portugal que trinta anos de “democracia” o que trouxeram? Dois milhões de pobres, corrupção, compadrio, tráfico de influências, privilégios escandalosos (veja-se só o caso dos gestores que se demitem ou são demitidos de uma empresa pública, recebem escandalosas indemnizações e seguidamente são admitidos logo noutra, e assim sucessivamente), etc. etc.
    AF. compreende isto muito bem mas, tudo leva a crer que finja aquilo que argumenta, numa tentativa de ainda fazer crer, os distraídos, que o poder actual é melhor que o antigo. Não insista porque já ninguém acredita nisso que diz.

    De Anonymous Anónimo, em março 27, 2007 11:12 da tarde  
  • Franco está esquecido? Não deve ter-se apercebido da tourada quando apearam uma estátua em Madrid...ou é dos negacionistas do neo-salazarismo?

    De Anonymous Anónimo, em março 28, 2007 12:05 da manhã  
Enviar um comentário