BRITEIROS: Triste aniversário <$BlogRSDUrl$>








domingo, março 25, 2007

Triste aniversário

Lembram-se desta cena dos Irmãos Marx no filme Uma noite na Ópera? Depois de escutar atentamente a leitura das cláusulas de um interminável contrato que lhe ostenta Groucho, Chico recusa-as todas com um categórico That’s no good. “That’s no good”: no fim de contas, não sobra nada do texto e é, de certo modo, o que acontece hoje com a declaração do 50° aniversário do Tratado de Roma.
No princípio do ano, Angela Merkel pretendia fazer deste aniversário uma ocasião para dar um novo impulso à União. Com confiança, previa aproveitar para relembrar tudo aquilo que une os europeus, principalmente o modelo social. Via nisso uma forma de reanimar a chama francesa para a União, um preliminar indispensável para fazer descolar a famigerada Constituição, liberta do peso dos Tratados anteriores e modestamente rebaptizada “Tratado Fundamental”.
Mas a confiança de Frau Merkel estava muito longe de ser unânime. Falar do euro? Poderia parecer lógico e era essa a vontade do presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, Primeiro ministro do Luxemburgo, mas...
Mas os britânicos desataram aos gritos. O QUÊ? O EURO? Esse euro no quadro de honra, quando eles não só não aderiram como estão cada vez mais longe de aderir? Não seria isso um artifício para os excluir? O euro, portanto, fora. Então a zona Schengen, esse espaço da União onde se pode circular livremente sem mostrar o passaporte? “That’s no good”, voltaram a retorquir os britânicos que também não aderiram e hop! Fora com Schengen.
Então talvez o modelo social europeu? Nem pensar. É a linha vermelha para os países liberais que só muito contrariados e sob muita pressão tinham assinado o projecto da Constituição, que tão contentes ficaram com o seu enterro e que não são agora parvos para meterem o dedo nessa engrenagem da economia social de mercado. Fora portanto com o social. O que é que resta então?
Boa questão. Como vimos hoje, falou-se dos pais fundadores, dos 50 anos de paz, sopraram-se as velas, ouviu-se o Hino da Alegria,... Mas, quanto ao novo impulso da Europa... Vamos ter que esperar.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 3/25/2007 01:33:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário