BRITEIROS: Rescaldo da greve geral de hoje <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, maio 30, 2007

Rescaldo da greve geral de hoje

Sejamos sérios: a greve de hoje pode não ter sido o fracasso que o governo, de forma arrogante, como sempre, diz que foi. Mas esteve longe de ser uma greve geral e mais longe ainda de ser uma grande vitória dos trabalhadores. Basta atentar nas palavras cautelosas de Carvalho da Silva. Seria tolice estarmos agora a tapar o Sol com uma peneira.
Está certo: mais uma vez se mobilizou para a luta uma parte significativa, não desprezível, da população trabalhadora, sobretudo na função pública.
Está certo: os sindicatos continuam a ter capacidade de mobilização.
Mas então porque é os números da adesão não foram mais condizentes com a expressão “greve geral”?
Algumas hipóteses de resposta:
Porque a tónica desta greve foi posta sobretudo na função pública;
Porque os sindicatos têm de se adaptar aos dias que correm e, sobretudo, aceitar e promover a ideia de que um delegado sindical é um representante dos trabalhadores junto da direcção sindical e não um representante da direcção sindical junto dos trabalhadores;
Porque há muita gente que começa a ter medo até de ter opiniões políticas no local de trabalho, quanto mais fazer greve (ainda por cima uma greve política); há gente que, ao fim de 33 anos de democracia, ainda não perdeu esse medo; e há gente (não sei se muita gente, mas sempre demasiada) que acha que, enquanto forem os outros a levar porrada (“Não é nada comigo! Não é nada comigo!...”), está tudo bem.
E, bem, eu não queria ser acusado de pessimista ou de desmancha-prazeres, mas… o PS não continua à frente (e destacado) nas sondagens? E o partido que, nas mesmas sondagens, aparece como alternativa ao PS, não é o PSD?...

:: enviado por Manolo :: 5/30/2007 10:46:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário