BRITEIROS: Era uma vez um tenor pop <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, setembro 06, 2007

Era uma vez um tenor pop

Com a sua característica barba negra, o seu sorriso e a sua generosa corpulência, Luciano Pavarotti impôs-se nos palcos de todo o mundo, desde a Scala de Milão à Metropolitan Opera de Nova Iorque, passando por muitos palcos atípicos como a Torre Eiffel, a Praça Vermelha ou a Cidade Proibida.
Quando nasceu, em 12 de Outubro de 1935, em Modena, o pequeno Luciano gritava com tanta força que o médico disse aos pais que o menino daria um “excelente tenor”. Enquanto esperava que se cumprisse a profecia do médico, Pavarotti começou a cantar nos coros do teatro da ópera local e preparou-se para ser professor.
Ao ganhar um concurso em 1961, Pavarotti entrou na ópera interpretando o papel de Rodolfo, na Bohème de Puccini. Nesse mesmo ano, cantou a Traviata em Belgrado. Depressa actuaria em numerosas outras salas europeias, em Amsterdão, Viena, Zurique, Londres...
Exigente consigo mesmo, Pavarotti — que decidiu limitar a sua actividade a uma centena de concertos por ano — foi acompanhado inúmeras vezes por divas da ópera, como a espanhola Montserrat Caballé. Juntamente com os espanhóis José Carreras e Plácido Domingo formou a famosa equipa dos “Três Tenores” que, em ocasiões excepcionais, apresentavam macroconcertos transmitidos no mundo inteiro.
Alegre e às vezes colérico, voluntarista ao ponto de ter perdido 35 quilos em poucas semanas só para cantar Werther, o tenor gravou dezenas de discos desde 1964. Capaz de cantar em todos os registos, desde o clássico à música ligeira, passando pelo canto napolitano, Pavarotti não hesitou em formar duos com Sting, Joe Cocker, Mariah Carey e muitos outros, em prol de causas humanitárias.
O tenor, que foi galardoado com vários Grammys, tinha iniciado em Maio de 2004 uma digressão de despedida — pouco antes de festejar 70 anos — que teve que interromper em Julho de 2006 para ser operado a um cancro no pâncreas...

A ler e ver ainda:
VÍDEO: Ave Maria (Schubert)
VÍDEO: Nessun Dorma (Puccini)
VÍDEO: Una Furtiva Lagrima (Donizetti)
VÍDEO: O sole mio
VÍDEO: Pavarotti e Barry White (You are the First, the Last, My Everything)
Filmografia de Luciano Pavarotti (IMDB)


:: enviado por JAM :: 9/06/2007 11:11:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário