BRITEIROS: O injustiçado <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, novembro 23, 2007

O injustiçado

Não há nada como o futebol para alimentar uma boa polémica. Tinha prometido a mim mesmo que não falaria mais de futebol neste blog porque implica sempre alguns insultos e o olhar reprovador da família e dos amigos. Temo, no entanto, que a minha fraqueza seja superior à minha vontade.
O meu amigo JAM (certamente influenciado por ser adepto do Sporting e portanto estar habituado a perder jogos que deveria ganhar facilmente) acha que Scolari tem razão e que não tem nada que responder a perguntas de jornalistas que não sejam de louvor. Eu acho que não.
Obviamente, os adeptos têm sempre expectativas muito altas em relação às suas equipas o que faz com que eu, por exemplo, apesar das miseráveis exibições do Benfica e da evidente falta de qualidade da equipa, continue com a expectativa irracional de que possam ser campeões da Europa. No caso da selecção nacional é diferente. Primeiro, porque os jogadores são de qualidade, jogam em boas equipas e são pagos ao nível dos melhores do mundo, depois porque o seleccionador não se cansa de repetir que já foi campeão do mundo, que é um dos melhores na sua profissão e que os objectivos são os quartos de final dos campeonatos do Mundo ou da Europa. Sendo assim, é normal que as nossas expectativas sejam elevadas e que, para quem tem como objectivo chegar aos quartos de final, seja normal que se qualifique primeiro para a fase final da competição. Logo, o simples facto de se qualificarem já não é suficiente para nos contentar. Há que o fazer, claro, mas jogando futebol ao nível do que apregoam ser capazes. Foi a pergunta de porque é que não o fazem (que muitos portugueses também teriam feito) que irritou Scolari não se percebe muito bem porquê.
Aliás, haveria outras perguntas em que seria interessante ouvir a opinião do treinador: que me lembre, Portugal nunca teve um grupo de qualificação tão fácil. Se não, vejamos: Portugal é 8° no ranking da FIFA, a Polónia é 23°, a Sérvia é 30° e a Finlândia 36° - dos outros nem falo porque são daquelas equipas para quem o futebol é fácil quando não têm a bola nos pés. Como é que com um grupo destes conseguiram não ganhar a nenhuma destas três equipas e acabar o último jogo de qualificação a sofrer contra uma equipa ao nível da Guiné ou da Costa do Marfim e a empatar o jogo sem golos? Conheço o discurso de que já não há equipas fáceis e todos são agora do mesmo nível. Se é assim, porque é que o Cristiano Ronaldo ganha mais num ano do que toda a equipa da Arménia junta? Não será que aos bons profissionais se paga melhor porque são precisamente melhores? E não terão que o demonstrar quando para isso são chamados? Ou será que entendem que basta jogar 15 minutos - como fizeram contra a Sérvia – e depois é só deixar passar o tempo? Ou que jogar na Arménia com frio, num terreno menos bom e contra uma equipa que correu como se o fisco português os perseguisse deveria ser proibido pela UEFA?
A não ser que se considere um feito futebolístico ganhar 4-0 em casa contra a Bélgica, há que ter muito boa vontade para encontrar um bom jogo de Portugal nesta fase de qualificação. É certo que esta equipa portuguesa está em remodelação e que há jogadores importantes indisponíveis. Scolari até poderia referir isso como justificação para exibições menos conseguidas. Não o fez. Preferiu a cena do injustiçado depois de nos ter feito a cena do macho latino a defender a “honra” ao murro.
Pouco me importa se Scolari está indignado ou não. Pagamos-lhe (e bem) para fazer o seu trabalho e para cumprir objectivos. Não lhe pagamos para ser mal-educado.

PS: A Inglaterra foi eliminada porque tiveram a brilhante ideia de escolherem um treinador que tinha no Middlesbrough jogadores sem muito talento mas com muita vontade, para treinar uma equipa com jogadores de grande talento mas sem vontade nenhuma de estarem ali.

Etiquetas: ,


:: enviado por U18 Team :: 11/23/2007 02:58:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário