BRITEIROS: Está salvo o Protocolo de Quioto <$BlogRSDUrl$>








sábado, outubro 23, 2004

Está salvo o Protocolo de Quioto

A câmara baixa do Parlamento da Rússia ratificou o Protocolo de Quioto, abrindo caminho à entrada em vigor do acordo internacional que visa reduzir as emissões poluentes responsáveis pelas alterações climáticas. Os EUA e a Austrália estão, a partir de hoje, isolados, e sob maior pressão, por não terem ainda subscrito o protocolo.

O Protocolo de Quioto, concluído em 1997, apenas poderá entrar em vigor depois de ser ratificado por 55 países desenvolvidos representando 55 por cento das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, a níveis de 1990. Face à recusa dos EUA (responsáveis por 36,1 por cento das emissões) em ratificar o tratado, só a ratificação da Rússia (17,4 por cento das emissões) poderia permitir a sua entrada em vigor.

Para saber mais sobre O Protocolo de Quioto.


:: enviado por JAM :: 10/23/2004 01:57:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Os EUA mantêm a sua posição contrária ao Protocolo de Quioto. "Não achamos que seja algo realista para os Estados Unidos e não temos a intenção de o assinar ou ratificar", disse o porta-vos adjunto do Departamento de Estado norte-americano, Adam Ereli. "A nossa oposição permanece a mesma", acrescentou, durante uma conferência de imprensa em Washington.
    Ereli não comentou directamente a decisão da Duma de ratificar o protocolo, mas afirmou: "Dissemos constantemente que caberia aos outros países avaliarem, eles próprios, se a ratificação do tratado era do seu interesse nacional. A Rússia certamente teve um aceso debate sobre isso".
    Mesmo com os Estados Unidos fora de Quioto, o protocolo vai entrar em vigor, agora com a ratificação da Rússia. Isto coloca a administração norte-americana numa posição desconfortável na próxima ronda de negociações internacionais sobre o clima, em Buenos Aires, em Dezembro.

    in Jornal PÚBLICO 2004/10/23

    De Blogger JAM, em outubro 24, 2004 12:33 da manhã  
Enviar um comentário