BRITEIROS: A rejeição internacional de Bush <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, outubro 15, 2004

A rejeição internacional de Bush

A maioria dos eleitores em oito de dez países ouvidos numa sondagem organizada pelo diário britânico "The Guardian" quer a vitória do democrata John Kerry nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Promoveram a sondagem do "Guardian" os jornais: "Le Monde" (França), "La Presse" (Canadá), "Asahi Shimbun" (Japão), "El Pais" (Espanha), "JoongAng Ilbo" (Coreia do Sul), "Sydney Morning Herald" (Austrália), "Moskovskie Novosti" (Rússia), "Reforma" (México) e "Ha'aretz" (Israel). Segundo o jornal, 1.008 pessoas com mais de 18 anos foram ouvidas pelo telefone.
Sintomaticamente, os dois únicos países onde a maioria dos entrevistados se mostrou a favor da permanência de Bush na Casa Branca foram Israel e a Rússia. Apesar da Rússia ter uma tradição de antiamericanismo e estar contra a guerra no Iraque, a tragédia em Beslan deve ter pesado no apoio dos russos ao campeão do antiterrorismo.
Entre os britânicos, apenas 45% afirmaram que os EUA pioraram e 15% acharam que o país tinha melhorado desde os atentados do 11 de setembro. Mas é em França que o presidente americano sofre o maior índice de rejeição: entre os entrevistados, 72% afirmaram que apoiariam Kerry.
Depois não se admirem que, nos Estados Unidos, circulem cartazes como este:


:: enviado por JAM :: 10/15/2004 04:41:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Este inquérito permite tirar especialmente duas conclusões:
    a) O sentimento dominante anti-Bush não decorre de nenhum "anti-americanismo", como defendem os partidários daquele;
    b) Pelo contrário, é a política de Bush que arruina o retrato da América no Mundo e amplia o sentimento anti-americano.
    O ainda presidente dos Estados Unidos é o principal factor do anti-americanismo. Uma reeleição de Bush para novo mandato só pode piorar a imagem e o crédito dos Estados Unidos no mundo. Como titulava um jornal sul-coreano sobre o inquérito, «Bush is the problem».

    inCausa Nossa, VM

    De Blogger JAM, em outubro 18, 2004 11:30 da manhã  
Enviar um comentário