BRITEIROS: O último debate <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 14, 2004

O último debate

Segurança interna, emprego e saúde foram os temas privilegiados pelos candidatos à luta pela Casa Branca, no último debate realizado ontem em Tempe, no estado do Arizona, moderado pelo jornalista Bob Schieffer, da rede CBS. Como no primeiro confronto, os dois candidatos não puderam fazer perguntas um ao outro nem caminhar pelo palco.
Ao contrário dos dois primeiros encontros, o Iraque não foi citado e a guerra antiterrorismo apenas serviu de mote a George Bush para defender a continuação da ofensiva contra os terroristas e da disseminação da liberdadade pelo mundo. Bush pôs em dúvida que Kerry conseguisse dinheiro para pagar os seu planos para estender a saúde pública e a educação (sobretudo universitária) a toda a população nos EUA, como se os eleitores não fossem capazes de compreender que os milhões de dólares gastos no Iraque pudessem servir a planos mais úteis para o povo americano. Quanto às questões de reduções fiscais e aumento do salário mínimo, as respostas de ambos os candidatos não foram conclusivas, servindo apenas a Bush para chamar esquerdista ao seu opositor.
Ambos concordaram que não deverá haver casamento de homosexuais, embora Kerry, utilizando o exemplo da filha do actual vice-presidente Dick Cheney, que é lésbica, tenha defendido a não descriminação por parte do poder central e a transferência da soberania sobre essas questões para os estados federais. No final os dois candidatos degladiaram-se sobre se as fronteiras dos Estados Unidos estão ou não bem defendidas após o 11 de Setembro, tendo Bush prometido o equipamento das fronteiras com robots.
Segundo as primeiras sondagens divulgadas, John Kerry, foi o vencedor deste terceiro e último debate eleitoral. Os candidatos terão agora duas semanas para visitar os estados onde as eleições continuam ainda bastante indefinidas.

:: enviado por JAM :: 10/14/2004 10:11:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário