BRITEIROS: Preocupações de rodapé <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 14, 2004

Preocupações de rodapé

A Clara Ferreira Alves queixa-se – e com razão – num belíssimo artigo, no Diário Digital, que os portugueses, em matéria de mundo, são uns saloios. Segundo ela, a pequena intriga, o chiste e a pilhéria dominam, de tal modo, a nossa politiquice mesquinha e absurda, que a complexidade da situação económica mundial e das consequências da globalização, nos surgem como um problema alheio.

O achincalhamento dos nossos políticos, e da nossa política caseira, é de tal modo perigoso, que, de dia para dia, assistimos a um aumento da dose da anestesia que nos afasta cada vez mais das realidades e preocupações do mundo em que vivemos.

Os portugueses misturam tragédia com miserabilismo e “reality shows”, como foi recentemente exemplo a tristemente célebre aldeia de Figueira. As nossas televisões contribuem para esta mistura e tratam da mesma maneira qualquer tragédia num lar de terceira idade, como qualquer comédia da comunicação ao país do primeiro ministro ou ainda qualquer farsa de TV realidade de uma qualquer Quinta das Celebridades. A tragédia real e a farsa grotesca confundem-se e equiparam-se nas programações televisivas. Tudo isso serve para dosear a anestesia e manter o povo em estado de letargia.

Quanto aos reais problemas do nosso mundo, as televisões continuam, na melhor das hipóteses, a metê-los em rodapé.

:: enviado por JAM :: 10/14/2004 01:20:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário