BRITEIROS: Sejamos consequentes... <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 18, 2004

Sejamos consequentes...

Enfadado que já vou estando com tanta cretinice, aqui vos proponho que, como cidadãos livres, solicitemos, aos digníssimos representantes do nosso povo, o exercício dignificante de encontrar consequências para as palavras...

Nós, cidadãos portugueses e eleitores em pleno uso das nossas faculdades, solicitamos à Assembleia da República Portuguesa que, em sede de revisão constitucional, conceda ao povo madeirense o direito a exercer livremente o seu inalienável direito à auto-determinação e independência.
Dizemos isto porque o legítimo representante deste quarto de milhão de almas oprimidas, Dr. Alberto João Jardim, vem referindo o carácter colonial da relação mantida entre Portugal Continental e a ilha da Madeira. O Dr. Alberto João Jardim considera que a "[...] trampa do regime político que temos em Portugal", para o qual é central a actividade desenvolvida pelos digníssimos membros dessa Assembleia, envia para a Madeira "forças de ocupação colonial", revestindo-se a relação que é mantida entre o continente e a sua ilha de contornos reminiscentes da relação entre o regime fascista e as colónias.
Mais entendemos que, sendo certo haver no continente concelhos com a mesma população governados por um presidente de Câmara e alguns Vereadores a tempo inteiro, constitui uma gravíssima delapidação dos recursos da República, do erário público e consequentemente dos nossos impostos, a manutenção na Madeira do fausto inerente a um governo e parlamento. O nosso dinheiro, dos que pagamos, é claro, não é para ser delapidado em experiências de autonomia que se traduzem numa constante dependência e pedinchice aos cofres do continente, em clara contradição com o conceito de autonomia.

Se concorda, siga este link e assine:
Independência para a Madeira

:: enviado por RC :: 10/18/2004 10:56:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Muita gente não percebe nem o conceito de Regionalização nem o conceito de autonomia.
    É verdade que o estado transfere verbas para a RAM mas também é verdade que transfere competências em áreas como: educação; obras públicas; economia; saúde e segurança social, deixando de fora áreas como a justiça, administração interna, defesa, etc.
    Também é verdade que os madeirenses pagam impostos, e que muitas empresas que declaram os seus impostos em território continental, na verdade geram essa riquesa na região autónoma da Madeira, como é o caso dos bancos, seguradoras, empresas de obras públicas.
    Por isso o que os madeirenses querem é maior autonomia para gerir a sua região, isto é, mais competências e as respectivas verbas.
    Para que se tenha a noção dos valores que estamos a falar, para o OE 2005 vão ser transferidos para a Madeira 230M€ e para as rodovias de Portalegre estã previstos 350M€ (fonte: portal do governo).
    Para finalizar, aquilo que eu defendo para a Madeira, é o mesmo que eu defendo para o Alentejo, para o Algarve, para as Beiras, e para todas as regiões do nosso País, i.e. que todas possam ter autonomia de gerir o seu futuro.

    P.S. - O PIB da Madeira em 1975 era de 50% do PIB Nacional, hoje é 120%.
    P.S. 1 - Conheço muito poucos madeirenses independentistas, e conheço muitos alentejanos que preferiam ser Espanhois. Dá que pensar.

    De Blogger Tino, em outubro 20, 2004 12:01 da tarde  
Enviar um comentário