BRITEIROS: Preservar os valores democráticos <$BlogRSDUrl$>








sábado, novembro 13, 2004

Preservar os valores democráticos

As sociedades ocidentais atravessam uma crise de valores democráticos e de cidadania. As multinacionais, os grandes grupos mediáticos e os poderes burocráticos transformaram os partidos políticos em organizações cuja principal função deixou de ser o serviço público e passou a ser a protecção dos interesses particulares e clientelistas. A democracia parece mais um jogo virtual do que um assunto sério para cidadãos conscienciosos. A burocratização, a manipulação anónima e o conformismo, que sempre criticámos nas ditaduras e nos regimes comunistas, continuam sérias ameaças nas nossas democracias.

É indispensável, tal como na época do comunismo, continuarmos a dar prioridade à reflexão e à acção cívica, para não cedermos à manipulação. Tentemos construir uma sociedade mundial, para que a política não se reduza a uma tecnologia do poder e tenha uma dimensão moral. Paralelamente, os políticos dos países democráticos devem encarar seriamente a reforma das instituições internacionais capaz de permitir uma verdadeira "governância" mundial. Poderíamos começar pelas Nações Unidas, relíquia dos finais da segunda guerra mundial, que não reflecte as novas potências regionais e que dá o mesmo peso a países cujos dirigentes são eleitos democraticamente e àqueles cujos dirigentes só defendem os seus próprios interesses.

A nós europeus, que criámos a civilização industrial, que se estende agora ao resto do mundo, incumbe-nos um papel particular. Podemos explicar todos estes milagres e todas estas assustadoras contradições, como consequências dum sistema de valores de origem europeia. A unificação da Europa deveria por isso servir de exemplo ao resto do mundo para combater os perigos e os horrores que hoje nos submergem. Ao assumir esse papel - que está intimamente ligado ao sucesso da sua integração - a Europa assumiria plenamente as suas responsabilidades mundiais, em vez de acusar os Estados Unidos de todos os males do mundo contemporâneo.

VACLAV HAVEL, ex-presidente da República Checa - 1990-2003 (in La Libre Belgique)

:: enviado por JAM :: 11/13/2004 02:05:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário