quinta-feira, novembro 04, 2004
Que fazer com esta vitória?
Se há uma coisa que Bush aprendeu, nestes últimos quatro anos, é que pode prosseguir à vontade numa linha dura e, mesmo assim, ganhar. No entanto, a vitória de Bush, embora indiscutível, não deve fazer esquecer que milhões de americanos votaram nos democratas e vão certamente continuar a amaldiçoar o presidente ao longo do seu segundo mandato. No seu discurso de vitória, Bush, dirigindo-se aos apoiantes de Kerry, declarou: “Um novo mandato é uma nova ocasião para reconciliar toda a nação.”
Mas Bush está, não só perante uma nação dividida, mas sobretudo, perante um mundo em que inúmeros dirigentes e a maior parte das populações esperavam a sua derrota. Um novo mandato oferece-lhe a possibilidade de mostrar aos aliados que pretende ter em conta as suas posições em temas como o aquecimento climático e a não-proliferação das armas nucleares.
Mais do que na América, é no estrangeiro que Bush deverá superar os seus desafios: a ameaça terrorista, o genocídio no Darfur, as relações entre Pequim e Taiwan, o Afeganistão, a Palestina e, como é óbvio, o Iraque.
:: enviado por JAM :: 11/04/2004 02:13:00 da tarde ::

