BRITEIROS: E bem perto de casa? <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, dezembro 30, 2004

E bem perto de casa?

Example

"[...] Um estudo realizado por cientistas americanos e britânicos que prevê que a onda gigante, ou tsunami, surgiria a partir de uma erupção vulcânica no arquipélago das Canárias. O fenómeno, segundo eles, ainda não tem uma data prevista para acontecer. Mas já foi considerado preocupante.

De acordo com os cientistas Steven Ward, da Universidade da Califórnia, e Simon Day, da Universidade de Londres, a intensa actividade do vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, provocaria o deslocamento de um pedaço da costa rochosa da ilha de La Palma. Ao mover-se, a gigantesca massa formaria a tsunami que, por sua vez, viajaria até cidades importantes nas margens do Oceano Atlântico. Para os cientistas, a maior parte da energia da onda — equivalente a toda a energia elétrica gerada nos EUA num período de seis meses — desloca-se-ia a uma velocidade de 800 quilómetros por hora rumo à costa dos EUA, passando antes pela Europa, África e América Latina. Depois da costa dos EUA e Caribe, a força da onda seria mais sentida no norte da Europa, principalmente no litoral inglês.

Os pesquisadores contaram com o auxílio de um computador para simular como a onda se formaria após a erupção vulcânica. No entanto, os cientistas salientaram que o Cumbre Vieja aparentemente não corre o risco de entrar em intensa actividade num futuro próximo. A última erupção do vulcão ocorreu em 1949.

— Estamos analisando um fenómeno que pode estar a décadas ou a um século de distância. O que esperamos é poder ter tempo para actuar nesses locais, evitando ao máximo as catástrofes — explica o britânico Simon Day. O deslocamento da costa aconteceria porque a formação rochosa das Ilhas Canárias é historicamente instável. A pesquisa identificou ainda uma ligeira actividade no vulcão, que, segundo os estudiosos, pode entrar em erupção em intervalos inferiores a cem anos. A onda poderia atingir 900 metros de altura logo após sua formação e chegar ao litoral com 50 metros.[...]"

Leia todo o artigo .... >>>>

:: enviado por RC :: 12/30/2004 01:22:00 da tarde :: início ::
4 comentário(s):
  • Nem é bom pensar...
    E, enquanto não acontece, obrigado por tudo e para ti um grande grande 2005.

    De Blogger mfc, em dezembro 30, 2004 6:34 da tarde  
  • E enquanto isso,é melhor ficar em alerta.Obrigada pelas informações.

    De Anonymous Anónimo, em julho 16, 2008 12:45 da manhã  
  • nossa,interessante....

    dá até um frio na espinha....
    só Jesus mesmo pra nos livrar de tudo isso que vem acontecendo no mundo todo...e...do que pode acontecer...

    amigo Jesus o Deus Pai esta voltando, tudo issooo é mais um indicio de que esta perto, e Ele vai voltar!!
    abraçoss!!

    De Anonymous Anónimo, em novembro 26, 2008 1:04 da tarde  
  • haha!!!! embassado.

    De Anonymous Anónimo, em janeiro 18, 2009 11:44 da manhã  
Enviar um comentário